ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Esporte, saúde e lazer |
Setor |
Departamento de Educação Física |
Bolsa |
FAPEMIG |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CNPq, FAPEMIG |
Primeiro autor |
Lucas Dias Mantovani |
Orientador |
ISRAEL TEOLDO DA COSTA |
Outros membros |
Felippe da Silva Leite Cardoso |
Título |
Diferença no tempo de prática e conhecimento tático declarativo entre jogadores das categorias Sub-11 e Sub-13 |
Resumo |
Introdução: O conhecimento tático declarativo (CTD) no futebol é entendido como a capacidade do jogador em compreender de modo consciente “o que fazer” em determinadas tarefas e, posteriormente ser capaz de verbalizar e transmitir este conhecimento adquirido. Esta forma de conhecimento vem sendo utilizado para comparar jogadores de diferentes níveis de experiência em tarefas específicas do futebol. Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar a influência do tempo de prática no nível de CTD entre jogadores das categorias Sub-11 e Sub-13. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por jogadores das categorias Sub-11 (n=14) e Sub-13 (n=16). Para a avaliação do CTD dos jogadores foi utilizado o teste de Mangas (1999). Neste teste, os jogadores são convidados a assistirem cenas vídeo gravadas de ações ofensivas no futebol, em determinado momento as cenas são pausadas e o avaliado deve responder o que o portador da bola deveria fazer. O tempo de prática foi obtido através de um formulário preenchido pelos jogadores. Foi utilizada analise descritiva (média e desvio-padrão) para tabular os dados referentes ao CTD e ao tempo de prática. O teste de Shapiro-wilk foi utilizado para verificação da normalidade dos dados. Para comparar o tempo de prática entre as categorias foi utilizado o teste de Kruskal-wallis, e teste de Mann-Whitney para identificar onde se encontrava a diferença. Para comparar o CTD entre as categorias foi utilizado o teste de ANOVA One Way. Para realização da análise estatística foi utilizado o software SPSS para Windows®, 18.0. Adotou-se um nível de significância de p<0,05. Resultados: Foi verificada diferença no nível de conhecimento declarativo e no tempo de prática dos jogadores de futebol, sendo que, os jogadores da categoria Sub-13 obtiveram um maior CTD e um maior tempo de prática. Isso demostra que os o CTD é adquirido de acordo com as vivências e experiências adquiridas ao longo da prática na modalidade. Conclusão: A partir dos resultados encontrados pode-se verificar que o tempo de prática tem influência no nível de conhecimento tático declarativo de jogadores de futebol. |
Palavras-chave |
Lucas Dias Mantovani, Israel Teoldo da Costa, Felippe Leite |
Forma de apresentação..... |
Oral |