Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2727

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Lucas Dias Mantovani
Orientador ISRAEL TEOLDO DA COSTA
Outros membros Felippe da Silva Leite Cardoso
Título Diferença no tempo de prática e conhecimento tático declarativo entre jogadores das categorias Sub-11 e Sub-13
Resumo Introdução: O conhecimento tático declarativo (CTD) no futebol é entendido como a capacidade do jogador em compreender de modo consciente “o que fazer” em determinadas tarefas e, posteriormente ser capaz de verbalizar e transmitir este conhecimento adquirido. Esta forma de conhecimento vem sendo utilizado para comparar jogadores de diferentes níveis de experiência em tarefas específicas do futebol. Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar a influência do tempo de prática no nível de CTD entre jogadores das categorias Sub-11 e Sub-13. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por jogadores das categorias Sub-11 (n=14) e Sub-13 (n=16). Para a avaliação do CTD dos jogadores foi utilizado o teste de Mangas (1999). Neste teste, os jogadores são convidados a assistirem cenas vídeo gravadas de ações ofensivas no futebol, em determinado momento as cenas são pausadas e o avaliado deve responder o que o portador da bola deveria fazer. O tempo de prática foi obtido através de um formulário preenchido pelos jogadores. Foi utilizada analise descritiva (média e desvio-padrão) para tabular os dados referentes ao CTD e ao tempo de prática. O teste de Shapiro-wilk foi utilizado para verificação da normalidade dos dados. Para comparar o tempo de prática entre as categorias foi utilizado o teste de Kruskal-wallis, e teste de Mann-Whitney para identificar onde se encontrava a diferença. Para comparar o CTD entre as categorias foi utilizado o teste de ANOVA One Way. Para realização da análise estatística foi utilizado o software SPSS para Windows®, 18.0. Adotou-se um nível de significância de p<0,05. Resultados: Foi verificada diferença no nível de conhecimento declarativo e no tempo de prática dos jogadores de futebol, sendo que, os jogadores da categoria Sub-13 obtiveram um maior CTD e um maior tempo de prática. Isso demostra que os o CTD é adquirido de acordo com as vivências e experiências adquiridas ao longo da prática na modalidade. Conclusão: A partir dos resultados encontrados pode-se verificar que o tempo de prática tem influência no nível de conhecimento tático declarativo de jogadores de futebol.
Palavras-chave Lucas Dias Mantovani, Israel Teoldo da Costa, Felippe Leite
Forma de apresentação..... Oral
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