Resumo |
O presente trabalho propõe estudar os saberes das costureiras que reformam e customizam peças do vestuário que residem na cidade de Viçosa – MG. Nesse processo, buscar-se-á enfocar o cotidiano relativo ao ofício de costura, considerando a construção de seus saberes e o significado deste trabalho para as costureiras. Estudos referentes ao trabalho, em diferentes épocas históricas, mostram que a mulher sempre trabalhou, embora muitas vezes seu trabalho não tenha sido registrado pela história. A separação da vida doméstica e do mundo do trabalho, que se consolidou no século XIX com o capitalismo, trouxe a separação do espaço reprodutivo (espaço privado/casa e família) e o espaço produtivo (espaço público/mercado de trabalho). Com o desenvolvimento de novas tecnologias a oferta de roupas feitas em larga escala tem aumentado cada vez mais, alterando o mercado de trabalho das costureiras e o consumo de vestuário, fazendo com que as chamadas modistas perdessem espaço para as grandes confecções. Apesar de a padronização das roupas ser um fato, esta gera outras demandas como os ajustes necessários à peça, visto os corpos permanecem diferentes uns dos outros. Dessa forma, o trabalho das costureiras passa a ser o de fazer pequenos consertos e customizações nas peças que são compradas em lojas de departamento. Nesta pesquisa pretende-se estudar o trabalho das mulheres que exercem informalmente o ofício da costura em ateliês que customizam peças do vestuário para adaptar os produtos da indústria ao corpo e gosto do consumidor. A pesquisa tem um delineamento qualitativo que utilizará como o método o estudo de caso. O estudo será desenvolvido com três costureiras proprietárias de ateliês de Viçosa – MG. Para a coleta de dados será utilizada observação direta e entrevista aberta. Entende-se nesse estudo que o trabalho da costureira é uma atividade cotidiana, onde o cotidiano é dinâmico e complexo, no qual os sujeitos realizam o seu trabalho de forma ativa, criativa, capaz de reinventar o seu meio diante das transformações sociais, culturais, históricas e econômicas. |