ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | História política e cultura |
Setor | Departamento de História |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Camila Andrade Medina |
Orientador | PRISCILA RIBEIRO DORELLA |
Título | Os Estados Unidos em nossos livros didáticos: uma relação de desejo e repulsa no imaginário brasileiro |
Resumo | O ensino de história deve estimular o aluno a observar conexões entre os fenômenos históricos e estimular seu pensamento crítico. Atualmente, o livro didático é o instrumento de trabalho mais utilizado nas escolas e, a necessidade de sua análise vem sendo bastante considerada, já que representa relevante papel na história da educação brasileira. Há pouco sobre a história da América nos livros didáticos. O que encontramos na maioria das vezes é a chegada dos europeus no continente e as independências dos países. Acerca da história dos Estados Unidos, objeto principal de estudo deste trabalho, nos livros didáticos, ainda é abordada de maneira bastante conservadora, havendo recorrência em todos ou pelo menos na maioria dos livros de determinados temas, como a Independência, por exemplo. Analisamos temas em coleções didáticas previamente selecionadas, divulgadas nas escolas brasileiras, do século XX ao início do século XXI, sendo algumas delas: História da Civilização para o Segundo Ano Ginasial De Acôrdo com o programa do Colégio Pedro II de Joaquim Silva, datada de 1937, da Companhia Editora Nacional, escrito para alunos do ensino médio, e História: Origens, Estruturas E Processos – Uma Leitura da História de Luiz Koshiba, do ano 2000, da Atual Editora, também escrito para alunos do ensino médio. Além dos livros selecionados no Laboratório de Narrativas Históricas, Memória e Espaço do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa, buscamos entendimentos em trabalhos de pensadores como Leandro Karnal, Lucia Lippi, dentre outros. O que é interessante de se observar é que, apesar do conservadorismo dos assuntos nos livros didáticos, a presença do american way of life na vida dos brasileiros é crescente e marcante, principalmente nos mercados culturais e econômicos. O Brasil já integrou em sua sociedade a Coca-Cola, Ford, Mc’Donalds, Apple, filmes hollywoodianos e tantas outras formas de expressão cultural norte-americana. Porém, como Lucia Lippi nos mostra, se olharmos os assuntos abordados nos encontros promovidos por profissionais da História em todo o país, o espaço ocupado para análise da sociedade e da história dos Estados Unidos ainda é muito pequeno. Apesar do imaginário norte-americano, os Estados Unidos também é objeto de repulsa pela sua imagem de potência dominante e opressora, o que acaba refletindo no desinteresse pelo estudo e compreensão de sua história. A abordagem de apenas alguns conteúdos da história norte-americana pode limitar o aluno a memorizar e repetir acontecimentos históricos relevantes para a sua formação enquanto cidadão brasileiro. Embora nosso “vizinho do norte” ocupe imenso espaço em nosso imaginário social e nas nossas relações políticas e econômicas, ele ainda é desconhecido, inclusive e principalmente nos livros didáticos brasileiros – é aí que surge a necessidade de estudá-los e problematizá-los, pois, muitas vezes, esta é a única fonte de conhecimento histórico que o aluno terá ao longo da vida. |
Palavras-chave | Estados Unidos, livros didáticos, Brasil |
Forma de apresentação..... | Painel |