Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2716

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História política e cultura
Setor Departamento de História
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Camila Andrade Medina
Orientador PRISCILA RIBEIRO DORELLA
Título Os Estados Unidos em nossos livros didáticos: uma relação de desejo e repulsa no imaginário brasileiro
Resumo O ensino de história deve estimular o aluno a observar conexões entre os fenômenos históricos e estimular seu pensamento crítico. Atualmente, o livro didático é o instrumento de trabalho mais utilizado nas escolas e, a necessidade de sua análise vem sendo bastante considerada, já que representa relevante papel na história da educação brasileira.
Há pouco sobre a história da América nos livros didáticos. O que encontramos na maioria das vezes é a chegada dos europeus no continente e as independências dos países. Acerca da história dos Estados Unidos, objeto principal de estudo deste trabalho, nos livros didáticos, ainda é abordada de maneira bastante conservadora, havendo recorrência em todos ou pelo menos na maioria dos livros de determinados temas, como a Independência, por exemplo. Analisamos temas em coleções didáticas previamente selecionadas, divulgadas nas escolas brasileiras, do século XX ao início do século XXI, sendo algumas delas: História da Civilização para o Segundo Ano Ginasial De Acôrdo com o programa do Colégio Pedro II de Joaquim Silva, datada de 1937, da Companhia Editora Nacional, escrito para alunos do ensino médio, e História: Origens, Estruturas E Processos – Uma Leitura da História de Luiz Koshiba, do ano 2000, da Atual Editora, também escrito para alunos do ensino médio. Além dos livros selecionados no Laboratório de Narrativas Históricas, Memória e Espaço do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa, buscamos entendimentos em trabalhos de pensadores como Leandro Karnal, Lucia Lippi, dentre outros.
O que é interessante de se observar é que, apesar do conservadorismo dos assuntos nos livros didáticos, a presença do american way of life na vida dos brasileiros é crescente e marcante, principalmente nos mercados culturais e econômicos. O Brasil já integrou em sua sociedade a Coca-Cola, Ford, Mc’Donalds, Apple, filmes hollywoodianos e tantas outras formas de expressão cultural norte-americana. Porém, como Lucia Lippi nos mostra, se olharmos os assuntos abordados nos encontros promovidos por profissionais da História em todo o país, o espaço ocupado para análise da sociedade e da história dos Estados Unidos ainda é muito pequeno.
Apesar do imaginário norte-americano, os Estados Unidos também é objeto de repulsa pela sua imagem de potência dominante e opressora, o que acaba refletindo no desinteresse pelo estudo e compreensão de sua história.
A abordagem de apenas alguns conteúdos da história norte-americana pode limitar o aluno a memorizar e repetir acontecimentos históricos relevantes para a sua formação enquanto cidadão brasileiro. Embora nosso “vizinho do norte” ocupe imenso espaço em nosso imaginário social e nas nossas relações políticas e econômicas, ele ainda é desconhecido, inclusive e principalmente nos livros didáticos brasileiros – é aí que surge a necessidade de estudá-los e problematizá-los, pois, muitas vezes, esta é a única fonte de conhecimento histórico que o aluno terá ao longo da vida.
Palavras-chave Estados Unidos, livros didáticos, Brasil
Forma de apresentação..... Painel
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