Resumo |
A partir da inserção do PIBID na Escola Estadual “Raul de Leoni”, tornou-se notória a observação com relação à recusa de determinados alunos quanto ao uso do uniforme. Mesmo utilizando-o na escola, os uniformes são retirados logo na saída por alguns estudantes que buscam evitar transitar com os respectivos uniformes pelas ruas da cidade. Vale ressaltar que nem todos os alunos têm essa atitude com relação ao uso do uniforme que, supostamente, remete a uma metáfora de representação do que é “ser estudante” da Escola Estadual “Raul de Leoni”.No que diz respeito aos estudantes que retiram o uniforme na saída da escola, foi possível identificar a presença latente do estigma, que de acordo com Goffman, configura a depreciação da identidade social. A identidade social se apresenta de duas formas: primeiramente como identidade social virtual, que basicamente representa a relação entre estigma e estereótipo e, como identidade social real, que representa a relação entre estigma e atributos reais. A partir da perspectiva que a utilização do uniforme configura uma metáfora de representação de estudante da escola, verificam-se duas visões: a da autodepreciação ou apreciação em relação ao uso do uniforme. A partir disto, a presente proposta de pesquisa vislumbra uma inserção em campo, a fim de verificar se de fato existe um estereótipo em relação ao uso do uniforme e, se for o caso, quais implicações configuram esse estereótipo. Tal inserção tem por objetivo verificar como os alunos se veem como estudantes da escola, porque não usam os uniformes, como eles acham que são vistos pelas pessoas fora da escola e como respondem à situação, ou seja, se querem mudar de escola ou não para corrigir a situação de “estudante da escola” em questão. Confrontar-se-á então a visão dos alunos que se autodepreciam, pela utilização do uniforme e consequentemente “estudante da escola”, com a visão dos que veem como atributo bom estudar naquele ambiente e por isso, utilizam normalmente o uniforme. O método contará com o pressuposto teórico do interacionismo simbólico, que parte da visão individual dos estudantes, através de entrevistas, em relação ao uso do uniforme e ser “estudante da escola”. Outro pressuposto teórico será a etnometodologia, que confrontará o senso das visões individuais. |