Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2675

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Profissionalização e trabalho
Setor Departamento de Solos
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Rita Loureiro da Silva Graça
Orientador ANOR FIORINI DE CARVALHO
Outros membros Laura Batalha Paradelas
Título Projeto Cores da Terra
Resumo O Projeto Cores da Terra, aprovado pelo edital de extensão PIBEX- 2014, e que atua no Estados de Minas Gerais e Espírito Santo desde 2005, propõe a atualização de técnicas tradicionais de pintura, utilizando os solos como fonte de pigmentos-base para produção de tinta e o resgate e aperfeiçoamento de técnicas de revestimento com terra. O Projeto resgata práticas nas comunidades tradicionais, principalmente do meio rural, aprimora e difunde este conhecimento no que se refere à produção de tintas à base de solo, fazendo um trabalho de integração e troca com as comunidades locais onde as oficinas vem acontecendo.

O projeto tem três frentes de atuação. A primeira é voltada para a pesquisa visando o aperfeiçoamento das qualidades técnicas das tintas para atender às normas para tintas imobiliárias da ABNT. A segunda tem caráter extensionista no âmbito do resgate de técnicas construtivas envolvendo a difusão da técnica de pintura com tintas confeccionadas a base de solos e a capacitação técnica de profissionais, e demais interessados, possibilitando-os atuarem em instituições sociais e agregarem uma opção de fonte de renda a partir dos serviços prestados na comunidade. A terceira realiza atividades internas no projeto para apoio à extensão.

Na frente de pesquisa foram realizadas as seguintes atividades no primeiro semestre deste ano: 1- auxilio nas atividades de pesquisa junto com o aluno de mestrado Fernando de Paula Cardoso 2- resgate cultural do barreado na comunidade rural do Palmital – Viçosa e levantamento de experiências na utilização de técnicas como o barreado e pinturas com pigmentos minerais na Zona da Mata.

Na frente de extensão foram realizadas as seguintes atividades: 1- Curso de capacitação para agricultores (as), pintores e artesãos (ãs) e membros da comunidade rural quilombola de Linharinho e de Angelim , ambos em Conceição da Barra – ES; 2- Realização do curso de capacitação dos multiplicadores, com representantes dos Municípios do norte do ES, realizado no município de Conceição da Barra , Vila de Itaúnas - ES; 3- Curso de capacitação para agricultores(as), pintores e artesãos(ãs) da região da Zona Rural do Palmital - Viçosa, em parceria com o Projeto de Extensão SAPUCAIA e com o Projeto Mãos na Terra. 4- Curso de capacitação na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na 85ª Semana do Fazendeiro e 5- participação e apresentação de Trabalho no Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura – Vila de Itaúnas.

As atividades internas foram: 1-Preparação da proposta didático-metodológica para aplicação nas oficinas; 2- Elaboração de uma cartilha do Projeto Cores da Terra para contribuir na melhoria didática dos cursos e divulgação do projeto e impressão de 8000 cópias para distribuição durante as oficinas e divulgação; 3- Realização de ajustes no kit didático produzido para os cursos de capacitação.
Palavras-chave Tinta de terra, pintura imobiliária, capacitação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.