ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Lingüística e semiótica |
Setor |
Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa |
PIBIC Ensino Médio |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
AMERICO ARAÚJO DE ALMEIDA FILHO |
Orientador |
MARCIA CRISTINA FONTES ALMEIDA |
Título |
Um olhar sobre o ensino de inglês nas escolas de ensino médio de Viçosa e região |
Resumo |
O ensino da Língua Inglesa nas escolas regulares do Brasil, especialmente nas escolas públicas, muitas vezes, tem sido alvo de críticas quando se trata de resultados pouco satisfatórios no processo de ensino/aprendizagem, já que muitos alunos saem da escola sem conseguir utilizar o inglês como instrumento de comunicação interpessoal. Esse trabalho consiste em fazer uma análise comparativa entre o resultado de alunos no exame de seleção seriada PASES 1 e 2 dos anos de 2009 e 2010 da Universidade Federal de Viçosa que tem como objetivo fazer um diagnóstico da realidade do ensino de língua estrangeira (inglês) nas escolas públicas de ensino médio de Viçosa. Os dados para as análises realizadas nesse trabalho foram fornecidas pela DVE. A análise do desempenho dos estudantes foi feita comparando o resultado dos alunos na prova de inglês com os resultados das demais matérias. Esta análise evidenciou um melhor resultado nas notas dos alunos do PASES 1 em inglês em relação às outras matérias. Já, quanto aos resultados das provas no PASES 2, percebe-se o contrário: os alunos tiveram um desempenho melhor na maioria das outras matérias lecionadas no ensino médio. Após esta primeira análise foi feito o cruzamento dos resultados dos alunos que fizeram o PASES 1 em 2009 com o resultado no ano seguinte no PASES 2, feito em 2010. Assim, comparou-se como foi o desempenho desses alunos com relação de um ano com o outro a fim de verificar a ocorrência de algum tipo de progresso no aprendizado de inglês. Entretanto, vale ressaltar que apesar de se qualificar os resultados obtidos, estes são quantitativos e não evidenciam outros fatores que podem influenciar no desempenho dos alunos, como por exemplo, o nível de dificuldade das provas, o que pode alterar o resultado do desempenho dos estudantes. Os resultados deste estudo ainda podem fundamentar outros projetos voltados para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas de Viçosa e região. |
Palavras-chave |
Inglês, PASES, Língua Inglesa |
Forma de apresentação..... |
Painel |