Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2653

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Josiane das Graças Carvalho
Orientador WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA
Outros membros Lourena Pinheiro Vieira, Polyana Gonçalves de Almeida Valadares
Título Trajetórias e estratégias escolares de mulheres procedentes de camadas populares e do meio rural: o caso de universitárias da UFV.
Resumo Os estudos referentes às trajetórias e estratégias escolares de jovens estudantes provenientes do meio rural que ingressaram nas universidades públicas brasileiras, são poucos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é conhecer, descrever e analisar as trajetórias e estratégias escolares de mulheres que se originam do meio rural e de camadas populares e ingressaram na UFV, no ano de 2010. Busca-se identificar e analisar os fatores que condicionam os percursos dessas estudantes e suas expectativas de futuro; conhecer e compreender os fatores intraescolares e as estratégias escolares das famílias e das próprias universitárias que favoreceram a construção desses percursos; e as implicações da origem geográfica na construção das trajetórias escolares desses sujeitos. Para a seleção dos dois sujeitos da pesquisa foram observados os seguintes critérios: ter ingressado no curso da UFV e usufruído da política de ações afirmativas dessa universidade, quando as notas obtidas foram acrescidas com um bônus de 15% no processo seletivo; ser do sexo feminino e proveniente de meio rural. Os dados sobre as trajetórias e estratégias escolares dessas universitárias foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Dentre as entrevistadas, observou-se certa semelhança nas práticas: ambas optaram pelo curso de Pedagogia; buscaram a UFV por se localizar próximo de suas cidades de origem; frequentaram cursos pré-vestibulares em decorrência do incentivo dos professores do ensino médio. Cabe destacar ainda que as universitárias puderam contar com o apoio familiar durante toda a trajetória escolar, inclusive após o ingresso na educação superior. Os resultados obtidos no âmbito dessa pesquisa apontam que mesmo diante das dificuldades que permeiam a vida no meio rural, as entrevistadas empreenderam práticas favoráveis aos percursos longevos, como por exemplo, insistir em prosseguir os estudos, a cada nível concluído, mesmo que isso implicasse em frequentar estabelecimentos distantes do local de residência.
Palavras-chave Universitárias oriundas do meio rural, Estratégias de escolarização em meios populares, Trajetórias de escolarização longevas.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,70 segundos.