ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação e formação universitária |
Setor |
Departamento de Educação |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Josiane das Graças Carvalho |
Orientador |
WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA |
Outros membros |
Lourena Pinheiro Vieira, Polyana Gonçalves de Almeida Valadares |
Título |
Trajetórias e estratégias escolares de mulheres procedentes de camadas populares e do meio rural: o caso de universitárias da UFV. |
Resumo |
Os estudos referentes às trajetórias e estratégias escolares de jovens estudantes provenientes do meio rural que ingressaram nas universidades públicas brasileiras, são poucos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é conhecer, descrever e analisar as trajetórias e estratégias escolares de mulheres que se originam do meio rural e de camadas populares e ingressaram na UFV, no ano de 2010. Busca-se identificar e analisar os fatores que condicionam os percursos dessas estudantes e suas expectativas de futuro; conhecer e compreender os fatores intraescolares e as estratégias escolares das famílias e das próprias universitárias que favoreceram a construção desses percursos; e as implicações da origem geográfica na construção das trajetórias escolares desses sujeitos. Para a seleção dos dois sujeitos da pesquisa foram observados os seguintes critérios: ter ingressado no curso da UFV e usufruído da política de ações afirmativas dessa universidade, quando as notas obtidas foram acrescidas com um bônus de 15% no processo seletivo; ser do sexo feminino e proveniente de meio rural. Os dados sobre as trajetórias e estratégias escolares dessas universitárias foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Dentre as entrevistadas, observou-se certa semelhança nas práticas: ambas optaram pelo curso de Pedagogia; buscaram a UFV por se localizar próximo de suas cidades de origem; frequentaram cursos pré-vestibulares em decorrência do incentivo dos professores do ensino médio. Cabe destacar ainda que as universitárias puderam contar com o apoio familiar durante toda a trajetória escolar, inclusive após o ingresso na educação superior. Os resultados obtidos no âmbito dessa pesquisa apontam que mesmo diante das dificuldades que permeiam a vida no meio rural, as entrevistadas empreenderam práticas favoráveis aos percursos longevos, como por exemplo, insistir em prosseguir os estudos, a cada nível concluído, mesmo que isso implicasse em frequentar estabelecimentos distantes do local de residência. |
Palavras-chave |
Universitárias oriundas do meio rural, Estratégias de escolarização em meios populares, Trajetórias de escolarização longevas. |
Forma de apresentação..... |
Oral |