Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2644

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Cassiele Maria de Paula
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros ALZIRA MARIA LEAL COELHO, Bianca Maria da Costa de Paulo, MARIA APARECIDA FERREIRA FONTES
Título Aprendizagem escolar de alunos com Transtorno Desafiador de aprendizagem
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Pedagogia da UFV tem suas atividades desenvolvidas em parceria com escolas públicas do município de Viçosa e, uma das subáreas está voltada para a Educação Especial na perspectiva inclusiva. Neste campo educacional uma das atuações possíveis refere-se ao atendimento a alunos que apresentam o Transtorno Desafiador de Oposição (TDO), caracterizado por um padrão repetitivo e persistente de comportamento agressivo, desafiador e contrário a regras de convivência social, hostilidade com adultos ou figuras de autoridade. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver estratégias para a realização das atividades acadêmicas de alunos com esta condição diferenciada de aprendizagem. Os alunos estão em escolas distintas, tendo um 4 anos de idade, menina, e frequenta a educação infantil; o outro, menino, cursa a 3ª série do ensino fundamental com 8 anos de idade. Eles frequentam a sala de recursos multifuncional no contra turno escolar. O trabalho desenvolvido pelas bolsistas, por um semestre, consistiu em uma observação participante durante as atividades acadêmicas com os alunos inseridos na turma comum, de forma a notar indícios do comportamento pró e antissocial, para eleger estratégias de envolvimento dos alunos nas ações educacionais. Os registros das observações foram descritivos na forma de relatório e feitos pós-evento. A ação ocorreu duas vezes por semana em jornada letiva integral. O aluno da 3ª série do ensino fundamental apresentou mais dificuldades na leitura, ortografia, interpretação e produção de textos, uma vez que se faz necessário a explicação das atividades para que o mesmo possa resolvê-las. Já a aluna do 1º período de educação infantil apresentava grande necessidade de chamar a atenção em atividades realizadas em grupo tendo comportamentos agressivos, além de facilmente se dispersar durante as atividades realizadas, o que a impedia de concluir e interagir de forma social. Para o aluno do 3º ano foi utilizada a leitura das atividades para que ele iniciasse a resolução, sendo esta ação adotada também em suas avaliações, o que permitiu um maior envolvimento com as atividades e diminuiu o índice de respostas hostis. Quanto a aluna da educação infantil fez-se a retirada de objetos que não estavam relacionados com a atividade para evitar a dispersão. Nas ações de hostilidade com o grupo houve a intervenção da professora e bolsista para mediar as situações de conflito, reconfigurando a situação e sugerindo à criança uma forma de exercer sua intenção de forma socialmente aceita. Conclui-se que a aprendizagem tanto escolar como social da criança com o TDO podem ser desenvolvidas com algumas estratégias como uma segunda chance ou outra forma de fazer a atividade, incluí-las no processo de tomada de decisões, para que possam respeitar as regras e elogios sempre que comportamentos pro sociais se manifestem.
Palavras-chave Docência, Educação Especial, Transtorno Desafiador de Oposição.
Forma de apresentação..... Oral
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