Resumo |
As mudanças sociais que ocorre nas últimas décadas afeta, de forma significativa, a estrutura e o equilíbrio familiar. Essas mudanças na família, consequentemente, afetam de forma indireta o processo de ensino/aprendizagem das crianças e a estrutura da escola, que procura, por mediação da gestão pedagógica, adaptar-se a essas mudanças, promovendo a interação entre família e escola. O presente trabalho se refere a um estudo que foi desenvolvido na disciplina EDU 296 - Prática de Formação Acadêmica III. Nesse trabalho, analisamos o processo de gestão da relação família-escola em duas escolas do município de Viçosa (MG): Cooperativa Educacional e uma Escola Pública. A pesquisa parte da análise do funcionamento das instituições de ensino pesquisadas, no que se refere ao papel da gestão e às pessoas que participam da organização institucional. Para tal, realizou-se um estudo dos documentos:Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico, de cada escola. Também fez parte dessa análise a observação do cotidiano da escola, dos processos de gestão e da relação entre funcionários, alunos, pais e comunidade escolar. A fim de analisar como os gestores estabelecem a relação entre a escola e a família, realizou-se uma entrevista semiestruturada com estes profissionais. Ao analisar os dados coletados com a entrevista, percebeu-se que a Escola Pública proporciona eventos esporádicos, mas não há uma participação ativa dos pais. Estes participam com maior frequência apenas nas reuniões bimestrais de entrega de notas. Na Cooperativa Educacional, são realizados diversos eventos durante o ano, voltados para o incentivo e o estímulo da participação da família na escola. Nestes, os pais participam ativamente. Para conseguir tais resultados, a escola estudou os horários de maior viabilidade para os pais, visando alcançar um maior número de participantes. Outra diferença observada, diz respeito ao número de profissionais que trabalham na gestão de cada escola. Na escola pública, participam apenas uma diretora, duas vice-diretoras e uma supervisora, divididas em dois turnos. Na Cooperativa Educacional, além da direção e da vice-direção, cada segmento (educação infantil, fundamental I, fundamental II e ensino médio) tem uma coordenação responsável e toda essa equipe, em reuniões frequentes, contribui para a organização dos eventos. As duas escolas analisadas defendem a participação da família na escola como a melhor forma de desenvolvimentos dos estudantes e estão cientes dessa importância, mas há diferenças nas formas de abordagem dessas famílias nas duas instituições. Podemos concluir que a função e a atuação do gestor escolar ampliam suas responsabilidades e vão além das dimensões pedagógicas, técnicas e políticas. A relação com a família é importante neste processo, pois torna o aprendizado mais fácil. O que há em comum entre as duas escolas analisadas, é que ambas as gestoras têm ciência da importância da família no desenvolvimento escolar das crianças envolvidas. |