Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2635

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Cristina Silva Dias
Orientador MARLI REGINA DOS SANTOS
Título Professor informatizado – Uma inclusão digital
Resumo O projeto “Professor informatizado – Uma inclusão digital” tem como proposta tornar acessível, aos professores de matemática de educação básica de Viçosa e região e aos licenciandos do curso de matemática (futuros professores), o uso de computadores e softwares em suas aulas, através da elaboração de apostilas e realização de cursos de capacitação para o uso de softwares gratuitos que auxiliem no ensino de matemática, tais como planilhas de cálculos, editores de textos matemáticos, softwares de geometria dinâmica e de álgebra, entre outros. Buscamos, através da parceria com outros projetos, como “Inclusão Digital usando Software Livre”, “Produção matemática de alunos da educação básica por meio de recursos computacionais” e PIBID, realizar ações que efetivamente possam auxiliar a repensarmos a prática docente e o uso da informática. Essas parcerias também são uma forma de alcançar os nossos objetivos e atingir não somente professores, mas também suas salas de aula. Para que isso se dê, inicialmente nos reunimos com toda a equipe para elaborarmos um plano de trabalho conjunto e discutirmos ações e dificuldades que poderíamos enfrentar. A partir daí, visitamos a escola em que iríamos atuar no semestre, o colégio CASB. O objetivo dessa parceria foi organizar o laboratório de informática para então podermos realizar as oficinas e capacitarmos os professores, que, posteriormente, poderiam usar o espaço junto com seus alunos. Essa tarefa tornou-se mais difícil do que o previsto já que, embora houvesse um grande número de computadores, a grande maioria não estava funcionando e a sala tornou-se um depósito. A equipe do projeto se organizou para acertar esta situação e tornar o ambiente mais adequado para a realização das ações. Essa tarefa era muito grande e não foi possível concluí-la até o momento. Ao mesmo tempo em que atuávamos na escola, também estávamos empenhados na elaboração de apostilas e, como a proposta é atuar em diferentes escolas e contextos, também entramos em contato com a EE Capitão Arnaldo Dias Andrade, em Cajuri, na qual está prevista a realização de uma oficina no início segundo semestre de 2014. Assim, apesar das dificuldades e obstáculos encontrados, acreditamos que as atividades do projeto foram muito ricas, já que pudemos conhecer melhor o ambiente escolar e seus desafios. Esperamos, nessa próxima etapa, vencer novos desafios e assim contribuir com a formação docente, possibilitando um repensar sobre a prática e a importância do uso de tecnologias no contexto educacional, em especial no ensino de matemática.
Palavras-chave educação, informática, matemática
Forma de apresentação..... Painel
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