ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de Química |
Bolsa | PIBEN |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE, UFV |
Primeiro autor | Sabrina Vieira de Faria |
Orientador | REGINA SIMPLICIO CARVALHO |
Título | Utilizando o Facebook como agente facilitador de aprendizagem |
Resumo | Sabrina Vieira de Faria (Estudante de graduação UFV; Bolsista PIBEN); Regina Simplício Carvalho (Orientadora; Docente UFV). Tecnologia de informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de forma integrada com um objetivo comum. Se aplicadas ao ensino, permitem encontrar ferramentas que possibilitam uma aprendizagem eficiente, de forma dinâmica e que se bem organizadas atendem as necessidades do ensino, fazendo com que o aluno seja mais ativo e participativo. Nesse contexto redes como o Facebook, que detém um expressivo número de acessos estudantis, e o PVAnet, plataforma institucional, surgem como alternativas para auxiliar na construção do conhecimento, por serem ambientes tido como motivadores. Nesse projeto foi utilizado um perfil online no Facebook e no PVAnet a fim de verificar a interação entre os estudantes da disciplina de Química Geral (QUI 100) e o monitor, facilitar a busca pelo conhecimento visando contribuir para a diminuição da repetência e evasão nesta disciplina. Inicialmente foi feita uma revisão dos conceitos teóricos abordados na disciplina pelo monitor. Após a preparação teórica foi criada a página online www.facebook.com/Qui100online e também o perfil “Tutor” no PVAnet. Os professores responsáveis pela disciplina foram contactados para que pudessem informar aos alunos a respeito dessa monitoria e também as salas de aula foram visitadas para divulgação dos horários de atendimento do monitor. Feito a divulgação o monitor passou a atender os estudantes matriculados no segundo semestre de 2012 até o presente momento. Para coleta de mais informações e otimização do método foram aplicados dois questionários, um em abril de 2013 e o outro em junho de 2014. Após as análises das respostas, foi feita uma comparação entre os resultados obtidos. Apesar do aumento expressivo dos estudantes que acessaram a página, passando de 31 inicialmente para 218 atualmente, a procura pela monitoria online ainda é baixa quando comparada com o número de alunos inscritos na disciplina. Esse resultado pode estar relacionado com o fato de que a maioria dos estudantes utiliza ainda a internet exclusivamente como fonte de lazer e entretenimento. Utilizar as redes sociais como um ambiente para gerar aprendizagem é uma nova estratégia que deve ser monitorada constantemente. O aluno, por sua vez, deve ser conscientizado de que além de entretenimento as redes sociais, a internet, como outras tecnologias são de fundamental importância para o progresso não só tecnológico, mas educacional. Por fim, os resultados deste estudo permitiram evidenciar que os alunos se adaptam melhor às tecnologias quando vão de encontro aos seus interesses e necessidades pessoais, sendo assim acredito que com empenho e esforço tal monitoria possa continuar sendo oferecida nesta e outras disciplinas de forma eficaz. |
Palavras-chave | Redes Sociais, Ensino-aprendizagem, Química Geral (QUI 100) |
Forma de apresentação..... | Oral |