Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, financiado pela CAPES, visa promover experiência de iniciação à docência na educação básica pública para estudantes dos cursos de licenciatura das Instituições Federais de Ensino a fim de, com o conhecimento da dinâmica escolar, poderem selecionar, produzir e aplicar diferentes metodologias de ensino. Na Universidade Federal de Viçosa, o PIBID existe desde 2007 e no Departamento de Letras, a partir de 2009. No edital de 2013, a área de Português ampliou a oferta de bolsas para os discentes e docentes. Atualmente, o PIBID-Português contempla 46 graduandos com bolsa para aturem em cinco escolas públicas da cidade de Viçosa-MG. Cada escola conta com um professor bolsista supervisor. Na Escola Estadual Raul de Leoni, o projeto atende 181 alunos do Ensino Médio. Como objetivo geral, propõe-se o ensino de Língua Portuguesa e Literatura atendendo aos princípios de uma pedagogia da autonomia, conforme proposta por Paulo Freire. Segundo o educador, este conceito está relacionado a um conjunto de práticas pedagógicas que visam contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos educandos, valorizando a cultura e os conhecimentos empíricos destes. No projeto, enfatiza-se a formação do licenciando, visando sua autonomia para o desenvolvimento de propostas de atividades de ensino na escola a fim de resgatar no estudante o interesse pela língua materna e pela cultura no sentido amplo do termo. Os licenciandos propõem atividades de leitura, compreensão e produção de textos, envolvendo temáticas selecionadas pelos estudantes. Pretende-se primeiro explorar o conhecimento dos estudantes sobre o assunto em questão e depois oferecer leituras, estimular e avaliar a produção textual. O assunto selecionado pelos estudantes na Escola Raul de Leoni foi o racismo. Este assunto revelou-se significativo para os estudantes desta escola da periferia de Viçosa, muitas vezes, associada à criminalidade e discriminação. Os estudantes foram estimulados a participar tanto individualmente, via produção textual, quanto em grupo, por meio de debates. No primeiro semestre de 2014, destacam-se os seguintes resultados: aprendizagem de novos conhecimentos sobre metodologias de ensino a partir da prática como docente em sala e das conferências e/ou discussões realizadas pela equipe; problematização da noção de letramento visando uma concepção mais ampla das culturas e não apenas de uma cultura letrada; inserção da preocupação com letramentos no processo de ensino/aprendizado. Em síntese, com o projeto de iniciação à docência, tem-se obtido oportunidades de conhecer a escola pública de forma dinâmica, com possibilidades de interferências por meio de estratégias e métodos de ensino da língua materna e da literatura que sejam eficazes para incentivar no aluno o interesse de desenvolver cada vez mais habilidades de interpretação e escrita. |