Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2619

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Jamylla Barbosa Moreira
Orientador JOELMA SANTANA SIQUEIRA
Outros membros Madelaine Campos Paiva da Silva, Raquel de Oliveira Teixeira, Sueli das Graças Pereira Costa
Título PIBID- Português : Uma experiência de ensino na Escola Estadual Raul de Leoni
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, financiado pela CAPES, visa promover experiência de iniciação à docência na educação básica pública para estudantes dos cursos de licenciatura das Instituições Federais de Ensino a fim de, com o conhecimento da dinâmica escolar, poderem selecionar, produzir e aplicar diferentes metodologias de ensino. Na Universidade Federal de Viçosa, o PIBID existe desde 2007 e no Departamento de Letras, a partir de 2009. No edital de 2013, a área de Português ampliou a oferta de bolsas para os discentes e docentes. Atualmente, o PIBID-Português contempla 46 graduandos com bolsa para aturem em cinco escolas públicas da cidade de Viçosa-MG. Cada escola conta com um professor bolsista supervisor. Na Escola Estadual Raul de Leoni, o projeto atende 181 alunos do Ensino Médio. Como objetivo geral, propõe-se o ensino de Língua Portuguesa e Literatura atendendo aos princípios de uma pedagogia da autonomia, conforme proposta por Paulo Freire. Segundo o educador, este conceito está relacionado a um conjunto de práticas pedagógicas que visam contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos educandos, valorizando a cultura e os conhecimentos empíricos destes. No projeto, enfatiza-se a formação do licenciando, visando sua autonomia para o desenvolvimento de propostas de atividades de ensino na escola a fim de resgatar no estudante o interesse pela língua materna e pela cultura no sentido amplo do termo. Os licenciandos propõem atividades de leitura, compreensão e produção de textos, envolvendo temáticas selecionadas pelos estudantes. Pretende-se primeiro explorar o conhecimento dos estudantes sobre o assunto em questão e depois oferecer leituras, estimular e avaliar a produção textual. O assunto selecionado pelos estudantes na Escola Raul de Leoni foi o racismo. Este assunto revelou-se significativo para os estudantes desta escola da periferia de Viçosa, muitas vezes, associada à criminalidade e discriminação. Os estudantes foram estimulados a participar tanto individualmente, via produção textual, quanto em grupo, por meio de debates. No primeiro semestre de 2014, destacam-se os seguintes resultados: aprendizagem de novos conhecimentos sobre metodologias de ensino a partir da prática como docente em sala e das conferências e/ou discussões realizadas pela equipe; problematização da noção de letramento visando uma concepção mais ampla das culturas e não apenas de uma cultura letrada; inserção da preocupação com letramentos no processo de ensino/aprendizado. Em síntese, com o projeto de iniciação à docência, tem-se obtido oportunidades de conhecer a escola pública de forma dinâmica, com possibilidades de interferências por meio de estratégias e métodos de ensino da língua materna e da literatura que sejam eficazes para incentivar no aluno o interesse de desenvolver cada vez mais habilidades de interpretação e escrita.
Palavras-chave Língua Portugues, Literatura, Letramento
Forma de apresentação..... Oral
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