Resumo |
Uma realidade observada nas relações sociais diz respeito à recorrente falta de conhecimento adequado para a gestão de finanças pessoais, especialmente em função da complexidade de algumas operações do atual sistema financeiro. Neste sentido, a educação financeira tem o intuito de levar informação à população no que tange às decisões financeiras. Assim, os indivíduos tornam-se mais organizados com suas finanças, reduzindo seu endividamento e aprendendo a poupar e a investir. Sob essa perspectiva, o Programa de Educação Tutorial em Administração (PET-ADM) implementou o projeto de educação financeira no Centro Vocacional e Tecnológico (CVT) de Viçosa–MG. Essa iniciativa teve como objetivo contribuir para a conscientização das crianças da comunidade sobre o uso adequado dos recursos financeiros, ensinando-as a importância de um planejamento financeiro que garanta uma maior tranquilidade em suas finanças pessoais. Nesta perspectiva, o projeto buscou transmitir conhecimentos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis que pudessem ser impactantes o planejamento financeiro pessoal dos participantes do CVT, e, especificamente, abordar aspectos de como ganhar, poupar e gastar o dinheiro e desenvolver nas crianças o hábito da generosidade. Para a concretização desses objetivos, os integrantes do PET-ADM realizaram a leitura de artigos científicos sobre o tema de educação financeira de modo a se prepararem para dirigir as atividades do projeto. Tais atividades foram realizadas através de consecutivos encontros no CVT, que proporcionaram às crianças, de modo lúdico, interativo e divertido, conhecimentos de como ganhar, gastar e poupar o dinheiro sob os aspectos da administração e contabilidade. Realizaram-se também atividades que estimularam a interação dos conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento do espirito de generosidade. Os resultados alcançados com essas atividades foram satisfatórios, pois houve alta participação e envolvimento das crianças ao longo de todo projeto, ficando explícita a absorção de um conhecimento holístico sobre como lidar com as finanças. Ressalta-se que a conscientização sobre o uso adequado dos recursos financeiros do projeto foi cumprida. Além disso, devido ao satisfatório desempenho que o projeto obteve no CVT, o PET-ADM se organiza para desenvolver ações para dar continuidade ao projeto, ampliando sua aplicação em creches e escolas da comunidade viçosense. |