Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2615

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Gustavo Dantas Lobo
Orientador ERLY CARDOSO TEIXEIRA
Título Principais instituições do sistema educacional brasileiro.
Resumo A idéia de que a educação constitui um dos principais fatores capazes de alavancar o desenvolvimento do país já é consenso para toda a sociedade, o que justifica o esforço tanto dos pesquisadores quanto do governo para entender e aprimorar o sistema educacional. É neste mesmo esforço que este trabalho foi realizado, visando entender, de forma sistêmica, os diversos fatores capazes de influenciar uma educação de qualidade. Toda a análise foi embasada em diagramas causais que servirão de hipótese básica para aplicações empíricas. Como base teórica, utilizou-se a noção de instituições segundo a Nova Economia Institucional (NEI) de que as instituições são um conjunto de regras, leis, costumes, estipulados pelos agentes a fim de reduzir os custos de transação envolvidos nas diferentes trocas, e que tal redução de custos de transação via instituições bem definidas tem um papel primordial para alcançar o desenvolvimento, ou seja, políticas bem elaboradas para o sistema educacional, além de costumes positivos podem alavancar a qualidade da educação. Para a realização das análises, foi utilizada a metodologia de Dinâmica de Sistemas Complexos (System dinamics) que, segundo Bueno (2011): “Um sistema complexo é aquele em que as decisões que tomamos, são influenciadas por ações passadas, e que posteriormente influenciarão a decisão de outros agentes. Ou seja, um sistema complexo é aquele composto por malhas de realimentação, ligando variáveis defasadas pelo tempo”. O software Vensim foi utilizado para a construção dos diagramas causais e a consequente formulação das hipóteses, fornecendo as bases para um estudo empírico à respeito de fatores como renda, escolaridade dos pais, infraestrutura escolar, entre outros. Como extensões do trabalho, a fim de aplicar algumas das hipóteses sugeridas, são propostos dois modelos empíricos, o primeiro visa mensurar o nível ótimo de infraestrutura escolar e fazer previsões a respeito de possíveis deteriorações em tal infraestrutura. O segundo visa identificar qual fator é mais relevante na demanda por educação, com aplicações para o caso brasileiro.
Palavras-chave Economia, Instituições, Educação
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.