Resumo |
A idéia de que a educação constitui um dos principais fatores capazes de alavancar o desenvolvimento do país já é consenso para toda a sociedade, o que justifica o esforço tanto dos pesquisadores quanto do governo para entender e aprimorar o sistema educacional. É neste mesmo esforço que este trabalho foi realizado, visando entender, de forma sistêmica, os diversos fatores capazes de influenciar uma educação de qualidade. Toda a análise foi embasada em diagramas causais que servirão de hipótese básica para aplicações empíricas. Como base teórica, utilizou-se a noção de instituições segundo a Nova Economia Institucional (NEI) de que as instituições são um conjunto de regras, leis, costumes, estipulados pelos agentes a fim de reduzir os custos de transação envolvidos nas diferentes trocas, e que tal redução de custos de transação via instituições bem definidas tem um papel primordial para alcançar o desenvolvimento, ou seja, políticas bem elaboradas para o sistema educacional, além de costumes positivos podem alavancar a qualidade da educação. Para a realização das análises, foi utilizada a metodologia de Dinâmica de Sistemas Complexos (System dinamics) que, segundo Bueno (2011): “Um sistema complexo é aquele em que as decisões que tomamos, são influenciadas por ações passadas, e que posteriormente influenciarão a decisão de outros agentes. Ou seja, um sistema complexo é aquele composto por malhas de realimentação, ligando variáveis defasadas pelo tempo”. O software Vensim foi utilizado para a construção dos diagramas causais e a consequente formulação das hipóteses, fornecendo as bases para um estudo empírico à respeito de fatores como renda, escolaridade dos pais, infraestrutura escolar, entre outros. Como extensões do trabalho, a fim de aplicar algumas das hipóteses sugeridas, são propostos dois modelos empíricos, o primeiro visa mensurar o nível ótimo de infraestrutura escolar e fazer previsões a respeito de possíveis deteriorações em tal infraestrutura. O segundo visa identificar qual fator é mais relevante na demanda por educação, com aplicações para o caso brasileiro. |