Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2614

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor João Paulo Pereira de Almeida
Orientador JOSE LINO NETO
Outros membros Henrique Barbosa da Silva, Jéssica Duarte da Silva, JOAO MARCOS DE ARAUJO, Késsia Leite de Souza, Letícia Riguetto Nunes, MARA GARCIA TAVARES, Natália Benevenuto Lopes, Wilson dos Reis Lima
Título Material Paradidático para abordagem prática da Biologia no ensino médio
Resumo O PET Biologia UFV realiza há cinco anos atividades de extensão com alunos do ensino médio de escolas públicas do município de Viçosa e região, em parceria com o Programa de Extensão Universitária – PROEXT. As aulas ministradas pelo grupo consistem em atividades práticas, com o objetivo de consolidar o conteúdo teórico apresentado previamente em sala de aula pelo professor, despertando o interesse dos alunos com uma abordagem lúdica dos temas. Para cada aula é preparado um roteiro de prática. Ao alongo da realização do projeto de extensão, o grupo PET Biologia reuniu os roteiros produzidos e confeccionou um Material Paradidático. Esse material paradidático dispõe de 81 práticas divididas em três volumes, cada um referente a um ano do ensino médio, sendo o primeiro com 23 práticas, o segundo com 27 e o terceiro com 31. Cada roteiro apresenta uma introdução teórica ilustrada com imagens, gráficos e esquemas. Na parte prática são listados os materiais necessários e o passo-a-passo da realização da atividade e, no final, links para conteúdo audiovisual disponível na internet. Considerando que os materiais necessários geralmente são de fácil aquisição, as práticas podem ser reproduzidas nas escolas pelos professores, possibilitando um aumento substancial na qualidade das aulas, que comumente são ministradas apenas com enfoque teórico. A construção do material paradidático se deu pela padronização dos roteiros já existentes elaborados pelos próprios petianos através de revisões bibliográficas em livros didáticos dos ensinos médio e superior. Esse material encontra-se disponível em formato pdf no site do PET Biologia (www.petbio.ufv.br/material_paradidatico.php) com um pequeno resumo e o link para baixar ou visualizar o roteiro completo. Tendo em vista que os cadernos paradidáticos ainda não foram publicados, temos como principais resultados o aprendizado dos petianos ao selecionar e elaborar as aulas práticas, além do aperfeiçoamento da capacidade de síntese de conteúdos. Após a publicação, o objetivo é distribuir os cadernos para professores de Biologia do ensino médio de escolas públicas de Viçosa e região. Espera-se também que a disponibilidade online facilite o acesso ao material e contribua com o ensino de biologia nas escolas em qualquer ponto do país. A compreensão da dificuldade de ensinar Biologia no ensino médio apenas com metodologias teóricas, e da necessidade de elaborar aulas inovadoras com conteúdo prático e lúdico, é de extrema importância na formação de um professor de Biologia. Sendo assim, essa atividade contribuiu para a formação acadêmica e social dos petianos, por possibilitar o contato com a realidade das escolas públicas e a percepção da importância de se trabalhar na melhoria das condições do ensino de Biologia.
Palavras-chave Material Paradidático, PET Biologia, material online
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,60 segundos.