Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2613

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Fabrício Vassalli Zanelli
Orientador LOURDES HELENA DA SILVA
Outros membros IRENE MARIA CARDOSO
Título Educação do Campo e Agroecologia: Um olhar sobre os Intercâmbios Agroecológicos na Zona da Mata de Minas Gerais
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar os Intercâmbios Agroecológicos, realizados na Zona da Mata de Minas Gerais., enquanto uma experiência de educação do campo. Desenvolvida em parceria entre os Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região, a UFV e a ONG CTA-ZM, essa experiencia está em curso há mais de seis anos e tem indicado a existência de avanços significativos no desenvolvimento de processos educativos e praticas pedagógicas na formação dos agricultores familiares. Particularmente, a ampliação da constituição de diálogos de saberes entre famílias agricultoras, técnicos, estudantes e professores universitários, com a valorização e estimulo a processos de socialização de conhecimentos produzidos na dinâmica de trabalho dos agricultores familiares. Neste contexto, nosso intuito é refletir sobre o conjunto de metodologias praticadas durante os Intercâmbios Agroecológicos, de maneira a captar suas contribuições ao processo de Territorialização de Saberes Agroecológicos na Zona da Mata. Para isto, realizamos uma caracterização da região da Zona da Mata de Minas Gerais, destacando como a experiência denominada “Campesino a Campesino” (CAC), foi adaptada ao contexto regional. Neste sentido, também realizamos uma revisão de literatura sobre o método CAC para, em seguida, analisar a prática educativa dos Intercâmbios Agroecológicos. Após analisarmos as similaridades e divergências entre as duas experiências, de maneira a compreender a relação entre a prática dos Intercâmbios e os princípios da Educação do Campo e da Agroecologia. Nossas analises preliminares revelam que os Intercâmbios Agroecológicos na Zona da Mata de Minas Gerais, além de um intenso processo de fortalecimento e ampliação da agroecologia – nas suas dimensões de movimento, ciência e prática –tem desencadeado vigorosos processos formativos, que envolvem agricultores e suas organizações sociais, Universidade e instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na constituição do que denominamos territórios de saberes agroecológicos da Zona da Mata.
Palavras-chave Educação do Campo, Agroecologia, Territorialização de Saberes
Forma de apresentação..... Painel
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