Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2605

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luan Martins de Oliveira
Orientador MERCIO BOTELHO FARIA
Outros membros Lucas Souza da Silveira, Mateus Almeida Barony, Vanuza de Cássia da Silva
Título Aprendendo a Matemática Financeira através do Jogo Banco Imobiliário
Resumo O jogo é um recurso valioso no processo de ensino aprendizagem, resgata a curiosidade dos alunos e facilita a construção do conhecimento matemático.
Utilizar jogos matemáticos faz com que os alunos tenham oportunidades de contextualizar os conteúdos e alimentar suas curiosidades, despertando-lhes o desejo de aprender.
A utilização de jogos no ensino da Matemática estabelece “uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações problemas que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações; possibilitam a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação sem deixar marcas negativas” (PCN – Matemática. P. 46).
Um aspecto importante a se destacar é que a utilização lúdica, em sua essência, faz com que o professor mude a sua postura em relação ao o que é ensinar matemática, ou seja, o papel do professor muda de comunicador de conhecimento para o de observador, organizador, consultor, mediador, interventor, controlador e incentivador da aprendizagem, do processo de construção do saber pelo aluno, e só irá interferir, quando isso se faz necessário, através de questionamentos, por exemplo, que levem os alunos a mudanças de hipóteses, apresentando situações que forcem a reflexão, mas nunca para dar a resposta certa.
Diante das demasiadas aulas tradicionais e de muitas dificuldades observadas durante atendimentos extraclasses, este trabalho é dedicado à aplicação do Jogo intitulado “Banco Imobiliário aplicado à Matemática Financeira”, criado pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2014 - UFV) da área de matemática, a alunos do 7º ano/6ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, da Escola Estadual José Lourenço de Freitas e da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes. A elaboração e aplicação do jogo contaram com o apoio dos coordenadores de área e dos professores supervisores das escolas. Este Jogo tem como objetivo incentivar os alunos a lidarem com situações do dia – a – dia que envolvem a matemática financeira e a contextualizar o conteúdo aprendido em sala. A partir disso, iremos aprofundar ou mesmo suprir carências do conteúdo de um modo prazeroso e motivador.
Por fim, traremos os resultados do uso deste jogo em sala de aula e analisaremos se houve uma aprendizagem significativa utilizando esse método em relação à realidade das três escolas. Com a aplicação pudemos perceber que a utilização dos jogos, vai muito além do que distrair os alunos, pois os mesmos podem ser usados na construção e aprimoramento do conhecimento matemático além de desenvolver nos alunos capacidades de uma melhor aprendizagem.
Palavras-chave Ensino de matemática, Matemática Financeira, Contextualização
Forma de apresentação..... Painel
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