| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Educação e formação universitária |
| Setor | Departamento de Matemática |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Luan Martins de Oliveira |
| Orientador | MERCIO BOTELHO FARIA |
| Outros membros | Lucas Souza da Silveira, Mateus Almeida Barony, Vanuza de Cássia da Silva |
| Título | Aprendendo a Matemática Financeira através do Jogo Banco Imobiliário |
| Resumo | O jogo é um recurso valioso no processo de ensino aprendizagem, resgata a curiosidade dos alunos e facilita a construção do conhecimento matemático. Utilizar jogos matemáticos faz com que os alunos tenham oportunidades de contextualizar os conteúdos e alimentar suas curiosidades, despertando-lhes o desejo de aprender. A utilização de jogos no ensino da Matemática estabelece “uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações problemas que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações; possibilitam a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação sem deixar marcas negativas” (PCN – Matemática. P. 46). Um aspecto importante a se destacar é que a utilização lúdica, em sua essência, faz com que o professor mude a sua postura em relação ao o que é ensinar matemática, ou seja, o papel do professor muda de comunicador de conhecimento para o de observador, organizador, consultor, mediador, interventor, controlador e incentivador da aprendizagem, do processo de construção do saber pelo aluno, e só irá interferir, quando isso se faz necessário, através de questionamentos, por exemplo, que levem os alunos a mudanças de hipóteses, apresentando situações que forcem a reflexão, mas nunca para dar a resposta certa. Diante das demasiadas aulas tradicionais e de muitas dificuldades observadas durante atendimentos extraclasses, este trabalho é dedicado à aplicação do Jogo intitulado “Banco Imobiliário aplicado à Matemática Financeira”, criado pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2014 - UFV) da área de matemática, a alunos do 7º ano/6ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, da Escola Estadual José Lourenço de Freitas e da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes. A elaboração e aplicação do jogo contaram com o apoio dos coordenadores de área e dos professores supervisores das escolas. Este Jogo tem como objetivo incentivar os alunos a lidarem com situações do dia – a – dia que envolvem a matemática financeira e a contextualizar o conteúdo aprendido em sala. A partir disso, iremos aprofundar ou mesmo suprir carências do conteúdo de um modo prazeroso e motivador. Por fim, traremos os resultados do uso deste jogo em sala de aula e analisaremos se houve uma aprendizagem significativa utilizando esse método em relação à realidade das três escolas. Com a aplicação pudemos perceber que a utilização dos jogos, vai muito além do que distrair os alunos, pois os mesmos podem ser usados na construção e aprimoramento do conhecimento matemático além de desenvolver nos alunos capacidades de uma melhor aprendizagem. |
| Palavras-chave | Ensino de matemática, Matemática Financeira, Contextualização |
| Forma de apresentação..... | Painel |