Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2604

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Juliana Cristina Costa
Orientador ADELCIO DE SOUSA CRUZ
Outros membros Camila Amancio Stamm, Gabriela Cristina Franceschi Pereira, Patrícia Duarte, Paulo Henrique Cotta Quintão, Renato Lopes Coelho, Victor Augusto de Queiroz Batista, Wadson Ribas de Almeida, William Rubens Evangelista Oliveira
Título Cursinho Popular de Paula Cândido - MG
Resumo O Cursinho Popular de Paula Cândido (CPPC) iniciou suas atividades em 2009 partir da iniciativa de graduandos da Universidade Federal de Viçosa. Desde o seu surgimento, o CPPC vem investindo em novas metodologias de ensino que permitam a aprendizagem dialógica dos conhecimentos científicos exigidos tanto nos antigos vestibulares e no Enem, mesclando com os conhecimentos locais e possibilitando a valoração dos mesmos. A equipe de trabalho é composta por professores, que coordenam os projetos interligados e professores–colaboradores que buscam fortalecer a nossa reflexão acerca da prática pedagógica das aulas oferecidas no cursinho a partir dos preceitos do grande pedagogo pernambucano Paulo Freire. Acreditamos que a educação deva permitir que os indivíduos criem uma “presença no mundo”, sendo sujeitos críticos em relação a realidade social que integram.
Os projetos interligados ao projeto Cursinho Popular de Paula Cândido são: “Cultura e Cidadania: arte, educação e cultura popular pela conscientização libertadora que possibilita a inserção dos sujeitos no processo histórico e sua afirmação”, “Educação Popular e a licenciatura: O ensino da História numa perspectiva de Cursinho Popular”, “ O Ensino da Língua Portuguesa no Cursinho Popular de Paula Cândido a partir dos métodos de Paulo Freire”. A partir destes projetos pode-se favorecer o Cursinho como o incentivador dos educadores para a elaboração de projetos que vinculam institucionalmente a sua prática à Universidade Federal de Viçosa.
Os pilares que guiam as práticas do CPPC são Educação Popular, Gestão Compartilhada e Interdisciplinaridade, que constituem a proposta filosófica e educacional de Paulo Freire. E através desta proposta pode-se favorecer a dinâmica na qual educando(a) e, educador(a), coordenador(a) e de todas as pessoas envolvidas neste projeto tornem-se responsáveis pela construção do Cursinho. E o CPPC enquanto atividade extensionista contribui intensamente, como relatam os educadores em nossos momentos de encontro semanal, para a formação do graduando em licenciatura.
A educação popular, pilar principal de nossas práticas, é “uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo” (BRANDÃO, 2002). Por sua vez, a interdisciplinaridade oferece uma nova postura visando garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites da disciplina. A gestão compartilhada refere-se à autonomia organizacional interna do cursinho, em termos administrativos e pedagógicos. A autonomia pressupõe uma relação na qual os outros se fazem necessariamente presentes como alteridade, por tratar-se da perspectiva da construção de relação de autonomia. Por isto, só é possível realizá-la como processo coletivo e que implica relações de poder não autoritárias.
Palavras-chave Educação popular, Licenciatura, Freire
Forma de apresentação..... Oral
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