ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, política e movimentos sociais |
Setor | Departamento de Letras |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Juliana Cristina Costa |
Orientador | ADELCIO DE SOUSA CRUZ |
Outros membros | Camila Amancio Stamm, Gabriela Cristina Franceschi Pereira, Patrícia Duarte, Paulo Henrique Cotta Quintão, Renato Lopes Coelho, Victor Augusto de Queiroz Batista, Wadson Ribas de Almeida, William Rubens Evangelista Oliveira |
Título | Cursinho Popular de Paula Cândido - MG |
Resumo | O Cursinho Popular de Paula Cândido (CPPC) iniciou suas atividades em 2009 partir da iniciativa de graduandos da Universidade Federal de Viçosa. Desde o seu surgimento, o CPPC vem investindo em novas metodologias de ensino que permitam a aprendizagem dialógica dos conhecimentos científicos exigidos tanto nos antigos vestibulares e no Enem, mesclando com os conhecimentos locais e possibilitando a valoração dos mesmos. A equipe de trabalho é composta por professores, que coordenam os projetos interligados e professores–colaboradores que buscam fortalecer a nossa reflexão acerca da prática pedagógica das aulas oferecidas no cursinho a partir dos preceitos do grande pedagogo pernambucano Paulo Freire. Acreditamos que a educação deva permitir que os indivíduos criem uma “presença no mundo”, sendo sujeitos críticos em relação a realidade social que integram. Os projetos interligados ao projeto Cursinho Popular de Paula Cândido são: “Cultura e Cidadania: arte, educação e cultura popular pela conscientização libertadora que possibilita a inserção dos sujeitos no processo histórico e sua afirmação”, “Educação Popular e a licenciatura: O ensino da História numa perspectiva de Cursinho Popular”, “ O Ensino da Língua Portuguesa no Cursinho Popular de Paula Cândido a partir dos métodos de Paulo Freire”. A partir destes projetos pode-se favorecer o Cursinho como o incentivador dos educadores para a elaboração de projetos que vinculam institucionalmente a sua prática à Universidade Federal de Viçosa. Os pilares que guiam as práticas do CPPC são Educação Popular, Gestão Compartilhada e Interdisciplinaridade, que constituem a proposta filosófica e educacional de Paulo Freire. E através desta proposta pode-se favorecer a dinâmica na qual educando(a) e, educador(a), coordenador(a) e de todas as pessoas envolvidas neste projeto tornem-se responsáveis pela construção do Cursinho. E o CPPC enquanto atividade extensionista contribui intensamente, como relatam os educadores em nossos momentos de encontro semanal, para a formação do graduando em licenciatura. A educação popular, pilar principal de nossas práticas, é “uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo” (BRANDÃO, 2002). Por sua vez, a interdisciplinaridade oferece uma nova postura visando garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites da disciplina. A gestão compartilhada refere-se à autonomia organizacional interna do cursinho, em termos administrativos e pedagógicos. A autonomia pressupõe uma relação na qual os outros se fazem necessariamente presentes como alteridade, por tratar-se da perspectiva da construção de relação de autonomia. Por isto, só é possível realizá-la como processo coletivo e que implica relações de poder não autoritárias. |
Palavras-chave | Educação popular, Licenciatura, Freire |
Forma de apresentação..... | Oral |