Resumo |
A Matemática faz parte da vida de todas as pessoas, desde as experiências mais simples como contar, comparar, classificar, até a resolução de situações mais complexas. Além disso, tem papel importante nas outras áreas do conhecimento, como nas ciências naturais, sociais, artes, entre outras. Nesse contexto, a prática do Origami (arte japonesa de dobradura de papel) envolve raciocínio hipotético-dedutivo, aspectos visuais e táteis, além de desempenhar um importante papel no desenvolvimento intelectual, uma vez que desenvolve a capacidade criadora, favorece a aprendizagem de conteúdos matemáticos como geometria, frações, movimento, proporção, etc. Ao abordarmos conceitos de geometria através da prática dos Origamis é possível aguçar e despertar a criatividade e também desenvolver a persistência e paciência dos alunos. Pressupondo que esses elementos também estão presentes no estudo e na aprendizagem de matemática, propomos um trabalho com os alunos da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, na cidade de Teixeiras-MG. O principal objetivo do minicurso “A arte do origami no ensino da Geometria” foi difundir o Origami por meio de atividades de construção e investigação que possibilitam a compreensão e o aprendizado de matemática, além de incentivar o uso do Origami como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem da Geometria para professores de Matemática do Ensino Básico. Foram sugeridas propostas metodológicas sob a óptica da dobradura bem como uma oficina para a prática do Origami. Estas atividades oportunizaram aos alunos desenvolvimento de habilidades geométricas através de experiências físicas e lógico-matemáticas através do uso da dobradura, da criatividade e do lúdico, os quais são imprescindíveis para a construção de conhecimento. O papel do professor é de suma importância, pois é ele quem disponibiliza os materiais para a construção do conhecimento que acontece a partir da mediação entre professor e aluno; e entre alunos. Buscamos, com esta prática, incentivar a criatividade dos alunos para a compreensão de conteúdos geométricos e esperamos ter contribuído, de alguma forma, na busca de alternativas que tornem as situações de ensino e aprendizagem enriquecedoras na Educação Matemática. |