Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2595

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luiz Paulo Xisto
Orientador LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Outros membros Gabriela França Oliveira, Tonimar de Souza Cândido
Título A arte do origami no ensino da Geometria
Resumo A Matemática faz parte da vida de todas as pessoas, desde as experiências mais simples como contar, comparar, classificar, até a resolução de situações mais complexas. Além disso, tem papel importante nas outras áreas do conhecimento, como nas ciências naturais, sociais, artes, entre outras. Nesse contexto, a prática do Origami (arte japonesa de dobradura de papel) envolve raciocínio hipotético-dedutivo, aspectos visuais e táteis, além de desempenhar um importante papel no desenvolvimento intelectual, uma vez que desenvolve a capacidade criadora, favorece a aprendizagem de conteúdos matemáticos como geometria, frações, movimento, proporção, etc. Ao abordarmos conceitos de geometria através da prática dos Origamis é possível aguçar e despertar a criatividade e também desenvolver a persistência e paciência dos alunos. Pressupondo que esses elementos também estão presentes no estudo e na aprendizagem de matemática, propomos um trabalho com os alunos da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, na cidade de Teixeiras-MG. O principal objetivo do minicurso “A arte do origami no ensino da Geometria” foi difundir o Origami por meio de atividades de construção e investigação que possibilitam a compreensão e o aprendizado de matemática, além de incentivar o uso do Origami como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem da Geometria para professores de Matemática do Ensino Básico. Foram sugeridas propostas metodológicas sob a óptica da dobradura bem como uma oficina para a prática do Origami. Estas atividades oportunizaram aos alunos desenvolvimento de habilidades geométricas através de experiências físicas e lógico-matemáticas através do uso da dobradura, da criatividade e do lúdico, os quais são imprescindíveis para a construção de conhecimento. O papel do professor é de suma importância, pois é ele quem disponibiliza os materiais para a construção do conhecimento que acontece a partir da mediação entre professor e aluno; e entre alunos. Buscamos, com esta prática, incentivar a criatividade dos alunos para a compreensão de conteúdos geométricos e esperamos ter contribuído, de alguma forma, na busca de alternativas que tornem as situações de ensino e aprendizagem enriquecedoras na Educação Matemática.
Palavras-chave Matemática, origami, arte e geometria
Forma de apresentação..... Painel
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