Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2586

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e paisagismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tatiane Fernandes Matias Pereira
Orientador LUCIANA BOSCO E SILVA
Outros membros CLAUDIO JOSE MAGALHAES, Juliana Fernandes Rocha
Título Relações entre Artes Plásticas e Arquitetura: um estudo interdisciplinar
Resumo Introdução
O interesse de trabalhar a relação entre artes plásticas e arquitetura ocorre em função da estreita relação que se observa entre estas áreas do conhecimento desde muito tempo na historiografia e pela falta de trabalhos relacionados a esse campo.
Este projeto permite a escolha de diferentes objetos de estudo e pesquisas e tem objetivo de enriquecer e contribuir para o entendimento, divulgação e ensino das artes plásticas e arquitetura além das instituições educacionais.
Objetivo
A pesquisa objetiva estudar os elementos plásticos, formais e simbólicos dos painéis, afrescos e murais, analisando as relações que eles têm com os edifícios onde estão instalados, todos localizados na capital mineira.
Metodologia
O projeto teve início com levantamento e criação de base de dados de edifícios que receberam afrescos de artistas modernistas renomados em Minas Gerais, que passaram, em seguida, por uma triagem, onde permaneceram os que melhor se encaixavam nos interesses da pesquisa.
A partir disso, a pesquisa divide-se em dois momentos, no primeiro, busca-se realizar análises referentes às características plásticas, referente a técnicas e estilísticas utilizadas nos afrescos e já no segundo, a atenção volta-se aos aspectos arquitetônicos dos edifícios onde estes painéis estão localizados.
Essas duas fases são embasadas em referências bibliográficas de grande destaque na área de arquitetura e artes plásticas, de modo que haja possibilidade de uma melhor base referente ao assunto.
Resultados
O projeto ainda encontra-se em andamento, mas já foram realizadas visitas à cidade de Belo Horizonte, levantamentos fotográficos para o acervo da pesquisa, leituras de bibliografias em destaque da área, estudos a partir de croquis analíticos dos painéis escolhidos para análise, onde se busca enumerar seus elementos compositivos e sua relação com o entorno, principalmente.
Considerações Finais
Pode-se perceber até o ponto em que se encontra a pesquisa, através das análises dos painéis, que todos possuem uma mensagem intrínseca, uma grande carga cultural e demostram uma forma de pensar e expressar própria de um autor ou/e de uma época, além de estes terem a intenção perceptível de, alguma forma, criar uma articulação com o espaço que está inserido, criado pela arquitetura.
Percebe-se ainda, que os edifícios onde se encontram os painéis escolhidos como objeto de estudo, são lugares de certa notoriedade na cidade, por onde passam milhares de pessoas, em pontos onde a memória se conserva e onde a arte pode ser acessível a um público não específico ou selecionado.
Porém, como observado nas visitas in loco, muitas desses painéis passam despercebidos pelos cidadãos que têm convívio diário ou não com esses, além de alguns, ainda, se encontrarem em estados precários de conservação. O que realça, nada mais, que a importância desse trabalho, na busca de proporcionar conscientização a respeito do valor dessas obras.
Palavras-chave arquitetura, artes plásticas, painéis
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.