Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2584

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Andressa Paula de Castro Martins
Orientador MILENE CRISTINE PESSOA
Outros membros Aline de Freitas Suassuna Autran, Ana Alice Neves da Costa, Debora de Paiva Sousa, Gabriela Fernandes Lopes, Lara Rocha Silva, Maria Imaculada Conceição dos Santos, Mirian Aparecida de Campos Costa, Mônica Ribeiro Saldanha
Título A utilização de salas de espera como estratégia de Educação em Saúde
Resumo Introdução: A sala de espera constitui-se como um espaço público e dinâmico, onde os usuários do serviço aguardam atendimento, sendo um território onde ocorre a mobilização de pessoas em um fluxo variado e contínuo. Utilizar desse artificio como uma ferramenta de educação em saúde torna-se extremamente importante por oportunizar aos profissionais desenvolver atividades que extrapolem as consultas e procedimentos, exercendo a saúde através de suas várias dimensões. Destaca-se a atenção básica nesse contexto pela proximidade do serviço com a comunidade e seu caráter preventivo e promotor de saúde. Dessa forma, justifica-se como um dos eixos de trabalho do PET-Saúde (Programa de Educação para o Trabalho em Saúde) a realização de tais atividades. Objetivos: Relatar a realização de salas de espera em uma Unidade Básica do município de Viçosa-MG por parte de alunos integrantes do PET-Saúde. Descrição das principais ações: Foram realizadas oito salas de espera entre os meses de março a junho de 2014 nos corredores da Unidade Básica de Saúde São José, localizada em Viçosa-MG em dias de consultas médicas, com duração aproximada de 40 minutos e presença média de cinco participantes por atividade. Utilizou-se de metodologias participativas, abordando os temas: Câncer, Exame Preventivo, Métodos Contraceptivos, Alimentação Saudável, Hipertensão Arterial e Vacinação. Resultados alcançados até o momento: Realizar tais atividades têm levado ao serviço de saúde e a comunidade novas formas de pensar e praticar saúde, com enfoque na co-responsabilização do indivíduo. Através das metodologias participativas é possível que o usuário repense o autocuidado, por meio da troca de conhecimentos e reflexões críticas sobre sua realidade. Dessa forma, a sala de espera têm contribuído para resolutividade nas ações de prevenção de doenças e promoção de saúde e possibilitado um ambiente de acolhimento e diálogo ao cliente. Ressalta-se, ainda que têm proporcionado aos acadêmicos desenvolverem habilidades de comunicação e criatividade, além da criação de vínculo com a comunidade e identificação das demandas de cuidado para realização de atividades posteriormente. Conclusões: A sala de espera é uma ferramenta fundamental de educação em saúde que permite utilizar o tempo ocioso nos serviços para empoderamento do usuário. Ressalta-se, ainda seu papel na realização de práticas de saúde integrais, humanizadas e de qualidade.
Palavras-chave Sala de Espera, PET- Saúde, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Painel
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