Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2578

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Meteorologia e climatologia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Robson Rodrigues Quina
Orientador EDSON SOARES FIALHO
Outros membros Gabriel Ferreira Franco, Guilherme Lopes Galvão, Maria Luzia Silva Paulo, Samarane Fonseca de Souza Barros
Título Transformações e conformações de uma paisagem em (re)construção: as repercussões na dinâmica climática local decorrente do processo de urbanização na área urbana de Viçosa.
Resumo A pesquisa é um prolongamento das atividades desenvolvidas, durante a pesquisa de doutorado elaborado pelo professor Edson Soares Fialho, intitulado de: “Ilha de calor em cidade de pequeno porte: um caso de Viçosa, na Zona da Mata Mineira”, desenvolvido entre 2005 e 2009, onde se discuti e relata os impactos climáticos advindos da mancha urbana na cidade de Viçosa. As mudanças nas paisagens urbanas geram alterações no comportamento da baixa troposfera. Os condicionantes geoambientais e urbanos devem ser abordados pela climatologia, a fim de identificar as possíveis causas da criação de um denominado de clima urbano. Busca-se com a presente pesquisa investigar a hipótese da criação e constituição de um clima urbano associado ao crescimento da cidade de Viçosa. A condição de concentração de população e densidade urbana será investigada por meio de medições de temperatura e umidade utilizando o termohigrômetro dataloggers HOBO, distribuídos e fixados em áreas urbanas e rurais do município de Viçosa em mini-abrigos de PVC. Foram instalados um total de 14 (catorze) mini-abrigos meteorológicos ao longo do município, ficando esses distribuídos na área central da cidade, em bairros periféricos e também na zona rural, para tentar se observar a diferença termohigrométrica entre campo-cidade. Para correção dos mesmos tomou-se como ponto de referência a Estação Meteorológica da UFV, para possíveis diferenças registradas entre o HOBO U10-003 e a própria estação do INMET. Em cada um dos pontos fixados, também foram obtidas fotografias hemisféricas utilizando a lente “olho de peixe” acoplada a uma máquina fotográfica, tal procedimento foi realizado para a obtenção do Sky View Factor (SVF), no intuito de correlacionar o Fator de Visão do Céu com os dados da temperatura média e umidade relativa média do ar, registrados em cada um dos pontos. Na primeira coleta, foi possível registrar 61 (sessenta e um) dias ininterruptos de mensurações, durante o período de verão, contanto a partir do dia 17 de janeiro à 13 de março de 2014. Pode-se inferir que a área urbana e densamente construída contribui para a formação de núcleos de calor, na cidade de Viçosa-MG, principalmente durante o período noturno, onde se caracterizou o centro como sendo mais quente que seu entorno e a zona rural, e durante o período da manhã houve uma inversão, com as áreas mais periféricas, altas e com menos densidade de construção apresentando temperaturas mais altas. Sobre a utilização do SVF, notou-se que existe uma correlação com os dados de temperatura e umidade, quando esses são analisados por turnos diários. Quando se tem uma comparação a partir da média diária, e também do período analisado, não observou uma forte correlação entre os parâmetros analisados. Destaca-se que, a conformação da paisagem tem papel importante na configuração das ilhas de calor urbana, bem como também o sítio, influenciando diretamente o armazenamento e a absorção do calor nos diversos espaços urbanos.
Palavras-chave Clima urbano, Campo-cidade, Viçosa
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,68 segundos.