Resumo |
O Cine DLA é um projeto cuja proposta é trazer um diálogo de diversas áreas do conhecimento por meio de filmes para a Universidade. O projeto está organizado em mostras temáticas que duram um mês e as sessões acontecem semanalmente no DLA, a partir das 13:30h. As mostras do primeiro semestre de 2014 (abril, maio, junho e julho) se deram em torno dos seguintes temas, respectivamente: “Cinema biográfico”, “Cinema e sexualidade”, “Literatura e cinema” e “Animações”. Os filmes exibidos foram: “Piaf: um hino ao amor”, “Os amantes do café Flore”, “As horas”, “Filhos de Deus”, “Pariah”, “Circunstância”, “Mutum”, “O Passado”, “O Grande Gatsby”, “A insustentável leveza do ser”, “A viagem de Chihiro” e “Wall-e”. Todos esses filmes foram divulgados no perfil do Facebook do Cine DLA, no site da Universidade Federal de Viçosa, no Blog do Projeto e em cartazes espalhados pela universidade. A escolha dos filmes foram previamente feitas no mês de Março, em reunião com o orientador, o professor Juan Pablo Chiappara, do Departamento de Letras. O Projeto conseguiu captar o interesse de pessoas de fora da comunidade acadêmica, como moradores/moradoras de Viçosa, que não têm vínculo direto com a Universidade. Houve também participantes ligados à academia, alunos/alunas, professores/professoras e funcionários/funcionárias. Assim, as pessoas que participaram das exposições dos longa-metragens são das mais diversas; é possível notar isto pelas rodas de conversas realizadas ao final de cada filme. Ademais, após algumas das exibições, foram convidados para promover debates alunos/alunas e professores/professoras da UFV. Nas discussões surgidas foi interessante notar as percepções que o filme suscita e o como o mesmo é percebido em função de experiências de vida diversas, tão diversas como o público presente. De um modo geral, as conversas após cada filme se dão da seguinte maneira: o bolsista levanta alguma questão abordada pelo filme, convida os participantes a darem seus pontos de vista e falarem do filme em si sob seus diversos aspectos estéticos e temáticos e engata-se a discussão. Essa conversa se dá de forma em que todos/todas possam se olhar cara a cara, ou seja, em forma de roda. Não há uma metodologia especifica ou fixa. Se houver um debatedor convidado, fica a seu critério a forma de conduzir o debate. A proposta é trazer uma conversa que mova as pessoas a se colocarem em um lugar diferente para olhar sob uma outra perspectiva distinta do seu cotidiano ou, ao contrário, que contribua com algum aspecto que por ventura alguém tenha sobre algum assunto específico abordado pelo filme. Em suma, o CINE DLA pretende contribuir com a formação complementar da comunidade acadêmica e com a comunidade no geral por meio de uma seleção cuidadosa de filmes que fogem ao interesse meramente comercial ou de entretenimento. |