Resumo |
Neste trabalho objetivou-se verificar através de relatos de professores e alunos como ocorre o processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no Núcleo de Educação Jovens e Adultos (NEAd) da Universidade Federal de Viçosa-MG, e como essa aprendizagem contribui para sua inclusão social. Para isso, foram identificados referenciais bibliográficos que fundamentaram a reflexão em torno do tema, além disso, foram realizadas onze entrevistas de abordagem qualitativa, como também observação da prática pedagógica executada no NEAd. A análise dos dados evidenciou que no cotidiano entre alunos e monitores do NEAd observa-se situações fraternais, facilitando a aprendizagem do aluno dando a ele uma satisfação por estar inserido naquele ambiente, satisfação essa que certamente ele sentirá na sociedade, pelo fato de aprender a ler, escrever ou usar um computador. Com relação à inclusão social, constatou-se que o NEAd tem oferecido a população de Viçosa-MG, não só o processo de alfabetização, como também um papel social de inclusão a tecnologias, complementada com um laboratório equipado com computadores de boa qualidade para o ensino na básico de informática, que se baseia no aprendizado da digitação, até a navegação na internet. Em relação à dinâmica do espaço do NEAd, observou-se que o corpo docente, juntamente com as partes administrativas do projeto procuram sempre trazer novas demandas, para que os alunos tenham diversas experiências, como por exemplo, realização de diferentes visitas com objetivos didáticos para um melhor aprendizado, e uma maior inserção na sociedade, buscando conhecimentos da realidade, culturalmente através de visitas a museus históricos, zoológicos além de elaboração de rodas de cultura. Tendo em vista as ações desenvolvidas pelo NEAd e o processo de inclusão social executado por este espaço, pode-se concluir que socialmente o NEAd cria e desperta em seus alunos a capacidade de viver em grupo, agindo no aluno enquanto cidadão, para ser ativo e participativo. A necessidade de ter acesso a informações e saber avaliar criticamente o que acontece, criando um canal de comunicação mais amplo com seu meio social, satisfazendo essa necessidade e demanda que um educando jovem ou adulto traz em seu seu anseio quando busca estudar nesta etapa da vida. |