Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2564

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Debora Kamasche Henrique de Souza
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Outros membros LAURA PRONSATO, Selena Maciel Santana
Título Pibid em Movimento: Corpo, Ação e Palavra em uma Perspectiva Crítica e Educativa
Resumo O subprojeto Dança do PIBID/UFV apresenta cunho Artístico Cultural e abarca a reflexão sobre a ação cultural e educativa, a Arte e as linguagens artísticas como bens culturais na escola e a discussão sobre Cultura. Tem como ponto de partida a Dança para desenvolver de forma integrada as Artes Cênicas e sua relação com as demais linguagens artísticas (visual, musical, teatral e multimídia) nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, prioriza em suas ações a relação da linguagem da Dança com as Artes Cênicas em geral, o que desenvolve com o objetivo de favorecer a interlocução da formação em Dança na UFV com a Arte-Educação num sentido mais abrangente. Viabilizado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), desenvolveu ao longo do primeiro semestre de 2014, sua primeira etapa. São realizados encontros semanais, na Escola Estadual Madre Santa Face, a qual está situada na cidade de Viçosa. Na primeira fase, aconteceram reuniões com a direção, supervisão e professores para apresentação das propostas de ações à comunidade escolar, diagnóstico do ambiente escolar, regimento escolar, estudo das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais e Propostas Curriculares para o Estado de Minas Gerais, juntamente com os oito bolsistas PIBID, graduandos em Dança pela UFV, que se prepararam para atuarem na escola na próxima etapa de desenvolvimento do projeto. A ação permitiu estimular nos bolsistas licenciandos em Dança o interesse pelo desenvolvimento das Artes Cênicas no meio educacional, além de despertar nos agentes escolares o interesse pela dança como linguagem. Na segunda etapa do projeto, a ser realizado no segundo semestre de 2014, os bolsistas trabalharão em duplas acompanhando diferentes turmas e a partir do programa elaborado em conjunto ao longo do primeiro semestre. Até o momento, sob orientação da coordenação do projeto participamos de visitas técnicas, reuniões e discussões que permitiram a reflexão sobre estratégias metodológicas para o trabalho com cada turma diagnosticada por meio de intervenções realizadas juntos aos estudantes do Curso de Dança da UFV e da Illinois State University na escola. O programa a ser aplicado contempla diferentes abordagens no intuito de promover a integração dos estudantes por meio do conhecimento de seus corpos a partir de brincadeiras, experimentações e a fruição de espetáculos artísticos. Ampliando assim a comunicação de diferentes áreas por meio de jogos lúdicos estimulando a movimentação do corpo de forma expressiva e criativa possibilitando o uso da imaginação.
Palavras-chave ARTE EDUCAÇÃO, CORPO, DANÇA
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.