Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2558

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nayara Rodrigues Carvalho
Orientador BRUNO DAVID HENRIQUES
Outros membros Eunice Ferreira da Silva, Ingrid Marques Dias, Jéssica Carolline Martins de Andrade, Julia Borges Figueiredo
Título Estratégias Educativas para a Melhoria da Qualidade da Assistência ao Homem.
Resumo A saúde no Brasil é alvo de amplos investimentos visando à melhoria na qualidade da assistência à população. Em relação à Saúde do Homem, os desafios são grandes. A dificuldade de inserção nas ações do serviço de saúde está relacionada a diversos impasses, dentre eles à construção da identidade e das questões de gênero. O homem é considerado pela sociedade como viril e inatingível pelos agravos de saúde, configurando-lhes resistência aos programas de promoção da saúde e prevenção de agravos. Segundo o IBGE, a população masculina do município de Viçosa/MG, no ano de 2010, foi estimada em 35.001, com crescimento significativo da morbidade relacionada a acidentes no trânsito para o período de 2008 a 2013. Fundamentado nessas questões, verifica-se a necessidade de criação de estratégias, que proporcionem melhorias na qualidade da assistência à saúde do homem e potencializem a adesão dos mesmos aos serviços de saúde. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência da atividade “Oficina do Trânsito: Pare Agora!”, como estratégia de melhora e aproximação do público masculino ao serviço de saúde, de modo a sensibilizar quanto à vulnerabilidade no trânsito, refletir quanto às consequências destes acidentes e reduzir sua incidência. A metodologia trata-se de um relato de experiência. A atividade foi planejada por um grupo de alunos, como proposta da Disciplina Enfermagem na Saúde do Homem. Na programação foram incluídas atividades dinâmicas, separadas em cinco momentos: dinâmica de apresentação “Formando a Teia” e reflexão no intuito de problematizar e discutir os conhecimentos prévios dos participantes sobre o tema; apresentação epidemiológica da incidência dos acidentes de trânsito em Viçosa, de modo a contextualizar; o “Teatro Simulado” onde os participantes serão estimulados a encenar de acordo com o inicio de uma história e ao mesmo tempo refletir sobre suas atitudes; posteriormente será apresentado um vídeo de modo a sensibiliza-los sobre as consequências da imprudência no trânsito e para finalizar será realizada uma avaliação verbal sobre atividade. A atividade educativa alcançou os objetivos, proporcionando de forma descontraída a expansão do conhecimento sobre imprudência no transito e as suas consequências. A partir dela, foi possível perceber a grande dificuldade de adesão aos serviços de saúde por esse público pode ser justificado pelos estigmas historicamente construídos. Conclui-se que atividade favoreceu a reflexão, sensibilização, troca de experiências além da construção do conhecimento entre docentes e discentes de enfermagem de maneira descontraída e interativa. Desta maneira, pode ser considerada uma estratégia a ser aplicada em centros de saúde para capacitação profissional e de seus usuários. Os grupos educativos oportunizam a prática da corresponsabilização e negociação, estabelecendo vínculos entre os profissionais de saúde e a comunidade.
Palavras-chave Saúde do Homem, Estratégias, Assistência à Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
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