Resumo |
A saúde no Brasil é alvo de amplos investimentos visando à melhoria na qualidade da assistência à população. Em relação à Saúde do Homem, os desafios são grandes. A dificuldade de inserção nas ações do serviço de saúde está relacionada a diversos impasses, dentre eles à construção da identidade e das questões de gênero. O homem é considerado pela sociedade como viril e inatingível pelos agravos de saúde, configurando-lhes resistência aos programas de promoção da saúde e prevenção de agravos. Segundo o IBGE, a população masculina do município de Viçosa/MG, no ano de 2010, foi estimada em 35.001, com crescimento significativo da morbidade relacionada a acidentes no trânsito para o período de 2008 a 2013. Fundamentado nessas questões, verifica-se a necessidade de criação de estratégias, que proporcionem melhorias na qualidade da assistência à saúde do homem e potencializem a adesão dos mesmos aos serviços de saúde. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência da atividade “Oficina do Trânsito: Pare Agora!”, como estratégia de melhora e aproximação do público masculino ao serviço de saúde, de modo a sensibilizar quanto à vulnerabilidade no trânsito, refletir quanto às consequências destes acidentes e reduzir sua incidência. A metodologia trata-se de um relato de experiência. A atividade foi planejada por um grupo de alunos, como proposta da Disciplina Enfermagem na Saúde do Homem. Na programação foram incluídas atividades dinâmicas, separadas em cinco momentos: dinâmica de apresentação “Formando a Teia” e reflexão no intuito de problematizar e discutir os conhecimentos prévios dos participantes sobre o tema; apresentação epidemiológica da incidência dos acidentes de trânsito em Viçosa, de modo a contextualizar; o “Teatro Simulado” onde os participantes serão estimulados a encenar de acordo com o inicio de uma história e ao mesmo tempo refletir sobre suas atitudes; posteriormente será apresentado um vídeo de modo a sensibiliza-los sobre as consequências da imprudência no trânsito e para finalizar será realizada uma avaliação verbal sobre atividade. A atividade educativa alcançou os objetivos, proporcionando de forma descontraída a expansão do conhecimento sobre imprudência no transito e as suas consequências. A partir dela, foi possível perceber a grande dificuldade de adesão aos serviços de saúde por esse público pode ser justificado pelos estigmas historicamente construídos. Conclui-se que atividade favoreceu a reflexão, sensibilização, troca de experiências além da construção do conhecimento entre docentes e discentes de enfermagem de maneira descontraída e interativa. Desta maneira, pode ser considerada uma estratégia a ser aplicada em centros de saúde para capacitação profissional e de seus usuários. Os grupos educativos oportunizam a prática da corresponsabilização e negociação, estabelecendo vínculos entre os profissionais de saúde e a comunidade. |