Resumo |
O Programa de Educação Tutorial de Biologia (PET-Bio) da Universidade Federal de Viçosa se baseia na tríade ensino, pesquisa e extensão. Dando maior enfoque à extensão, o grupo tem como objetivo levar os conhecimentos adquiridos dentro da universidade para outras comunidades. Dentro dessa temática, o grupo vem desenvolvendo desde de 2009, como sua principal atividade de extensão, o projeto Bioelance coordenado pelos professores da UFV Mara Garcia Tavares, João Marcos de Araújo e pelo tutor do grupo José Lino Neto. A partir de 2013 esse projeto vem sendo desenvolvido com alunos do ensino médio da Escola Estadual Capitão Arnaldo Dias de Andrade do município de Cajurí, Minas Gerais. Ele tem como objetivos estimular o interesse dos alunos pela área das Ciências Biológicas e ajudá-los a perceber a biologia como fonte de conhecimento e trabalho futuro, além de aproxima-los à universidade. Tais objetivos são alcançados através de aulas lúdicas baseadas em atividades diversas que envolvem experimentos laboratoriais, apresentação de material audiovisual, visitas às instalações da Universidade, aplicação de quiz e jogos educativos. As aulas são preparadas e ministradas pelos próprios petianos e abordam conteúdos de conhecimento biológico trabalhados pelos professores da escola. Como forma de avaliar os resultados obtidos com o projeto, esporadicamente são aplicados questionários aos alunos e a seus pais. De todos os questionários avaliados desde o ano de 2009, 100% dos alunos responderam de maneira positiva com relação ao projeto e afirmaram terem tido uma melhora no rendimento escolar. Ao analisar os questionários dos pais, considerando o quão importante é a opinião dos responsáveis, nota-se que, novamente 100% dos que responderam são a favor do projeto e pedem pela manutenção do mesmo por perceberem os benefícios proporcionados à formação educacional de seus filhos. Por fim, ao contabilizar os benefícios do projeto de extensão é possível inferir que o Bioenlace foi e ainda é importante para a formação dos alunos, não só acadêmica, mas também social, pois com essa atividade tem-se observado a melhoria do comportamento dos mesmos em sala de aula. Ainda, alunos hoje em cursos da Universidade Federal de Viçosa, como o próprio curso de Ciências Biológicas, tem afirmado que ingressaram por terem sido estimulados, em parte, durante as aulas práticas do projeto. É possível constatar que os petianos também têm grande proveito com essa atividade, pois ela permite experiências com o trabalho pedagógico e maior proximidade com a docência já na graduação, significando a formação de professores mais bem qualificados. |