Resumo |
A experimentação tem papel fundamental no ensino de química, uma vez que se trata de uma importante ferramenta do processo de ensino-aprendizagem, realizando uma abordagem interdisciplinar que busque uma conexão com a realidade do aluno. Sendo bem explorada, a experimentação pode proporcionar maior interesse e envolvimento do aluno com a disciplina, resultando em uma aprendizagem mais significativa e no desenvolvimento de habilidades do aluno. Neste trabalho, propostas de atividade experimental foram desenvolvidas para uma abordagem didática de oxirredução e potenciais de redução, por meio de uma montagem integrada de células galvânicas múltiplas, montagem de pilhas com eletrodos inertes, o desenvolvimento de um medidor de condutância utilizando como fonte de energia um carregador comum, como o de celular, por exemplo, e ainda uma pilha em que a ponte salina foi substituída por uma parede porosa. A montagem de células galvânicas múltiplas foi realizada com materiais de fácil acesso, o que permite sua utilização sem grandes investimentos. A montagem baseia-se em um tubo central que contém solução salina e outros cinco tubos periféricos presos ao seu redor, cada tubo com o eletrodo e a solução dos respectivos íons. A ponte salina interliga a solução do tubo central às periféricas por meio de um tubo em “U”. Para medir as diferenças de potencial foi utilizado pHmetro, na escala de milivolts. Ainda foram montadas pilhas com um eletrodo inerte, utilizando grafite, retirado de pilhas alcalinas descarregadas, capazes de produzir voltagem suficiente para girar um pequeno motor ou acender uma lâmpada pequena. Também foi realizado o experimento sendo os dois eletrodos inertes, de grafite, que apresentaram grande eficiência. Além disso, foi desenvolvido um medidor de condutância, a partir de materiais simples e de fácil acesso, permitindo verificar se uma dada solução conduz ou não energia. Sua montagem utiliza duas canetas que serviram como suporte para os dois eletrodos de grafite, fios condutores de energia conectados aos eletrodos, à lâmpada e à fonte de energia. A condução de energia é verificada a partir da lâmpada acesa e a ausência de condução é verificada com a situação oposta, lâmpada apagada. Dessa forma, nota-se que o ensino de eletroquímica pode ser facilitado através da abordagem de conhecimento e a experimentação pode tornar a aprendizagem mais simples e rápida. |