Resumo |
O presente trabalho consiste numa reflexão acerca das pesquisas produzidas na área de ensino e interdisciplinaridade em Geografia nos últimos dez anos, expondo a forma como elas vêm se desenvolvendo em âmbito nacional. Dessa forma, o trabalho justifica-se na proposta de consolidar o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como um projeto que deve, em sua estrutura funcional, incentivar e aderir à pesquisa, evidenciando-se como um programa de iniciação à docência capaz de formar professores-pesquisadores e assim, também, revitalizar as pesquisas na área de ensino em Geografia no país e estender o PIBID para mais alunos dos cursos de licenciaturas, escolas e cidades brasileiras. Assim, os objetivos desse trabalho são: realizar uma análise quantitativa das produções acadêmicas sobre o tema da Geografia e interdisciplinaridade, mapear esses trabalhos, criar um banco de dados com produções sobre ensino e geografia, com resumos de teses e dissertações, e também facilitar a aproximação dos futuros docentes ao cotidiano escolar para que esses atuem de forma cada vez mais eficaz em sala de aula. Deve-se salientar que este trabalho é desenvolvido no contexto do subprojeto PIBID de Geografia e que, para além dos objetivos específicos desse programa, este trabalho que aqui se propõem permite uma visão analítica e uma prática reflexiva das atividades escolares colocando a teoria na prática e gerando novas pesquisas no ambiente escolar para então modificar práticas genéricas e tradicionais e também estimular a formação de novos professores pesquisadores. A pesquisa é de grande importância na vida do licenciado, uma vez que favorece a criação de novas práticas pedagógicas, além da própria reflexão sobre a atuação do docente e do processo de aprendizagem dos alunos. Assim, o PIBID pode contribuir para que haja uma nova abordagem na Geografia Escolar, pois o ensino e a pesquisa são essenciais para uma boa atuação do professor e para a melhoria da educação. A metodologia adota foi a analítico-descritiva que enfatizou e quantificou os trabalhos de ensino de geografia na última década tendo o Banco de Teses da CAPES como fonte única, para então haver uma reflexão acerca da produção voltada para a formação do docente em geografia. Assim os dados coletados nos permitem utilizar literaturas direcionadas a Geografia Escolar, permitindo atrelar teoria à prática e o ensino à pesquisa, evidenciando a formação de novos professores pesquisadores. Assim o resultado da pesquisa mostrou a grande disparidade de produção entre as regiões brasileiras, apontando que este cenário acadêmico ainda hierarquiza a atuação dos profissionais dentro da Geografia, pois a licenciatura ainda demanda maior incentivo à pesquisa em relação ao bacharelado, evidenciando, assim, a necessidade de promover e incentivar as pesquisas dessa área no Brasil como um todo. |