Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2540

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Zaira Howadik Silva
Orientador WAGNER BARBOSA BATELLA
Outros membros Bárbara Wenner, Leonardo Henrique Freitas Sobreira, Marcos Vinicius Marcelino de Castro, Matheus Hudson Viana Lourenço
Título PIBID: seu papel e Influência na Pesquisa do Ensino em Geografia na atualidade
Resumo O presente trabalho consiste numa reflexão acerca das pesquisas produzidas na área de ensino e interdisciplinaridade em Geografia nos últimos dez anos, expondo a forma como elas vêm se desenvolvendo em âmbito nacional. Dessa forma, o trabalho justifica-se na proposta de consolidar o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como um projeto que deve, em sua estrutura funcional, incentivar e aderir à pesquisa, evidenciando-se como um programa de iniciação à docência capaz de formar professores-pesquisadores e assim, também, revitalizar as pesquisas na área de ensino em Geografia no país e estender o PIBID para mais alunos dos cursos de licenciaturas, escolas e cidades brasileiras. Assim, os objetivos desse trabalho são: realizar uma análise quantitativa das produções acadêmicas sobre o tema da Geografia e interdisciplinaridade, mapear esses trabalhos, criar um banco de dados com produções sobre ensino e geografia, com resumos de teses e dissertações, e também facilitar a aproximação dos futuros docentes ao cotidiano escolar para que esses atuem de forma cada vez mais eficaz em sala de aula. Deve-se salientar que este trabalho é desenvolvido no contexto do subprojeto PIBID de Geografia e que, para além dos objetivos específicos desse programa, este trabalho que aqui se propõem permite uma visão analítica e uma prática reflexiva das atividades escolares colocando a teoria na prática e gerando novas pesquisas no ambiente escolar para então modificar práticas genéricas e tradicionais e também estimular a formação de novos professores pesquisadores. A pesquisa é de grande importância na vida do licenciado, uma vez que favorece a criação de novas práticas pedagógicas, além da própria reflexão sobre a atuação do docente e do processo de aprendizagem dos alunos. Assim, o PIBID pode contribuir para que haja uma nova abordagem na Geografia Escolar, pois o ensino e a pesquisa são essenciais para uma boa atuação do professor e para a melhoria da educação. A metodologia adota foi a analítico-descritiva que enfatizou e quantificou os trabalhos de ensino de geografia na última década tendo o Banco de Teses da CAPES como fonte única, para então haver uma reflexão acerca da produção voltada para a formação do docente em geografia. Assim os dados coletados nos permitem utilizar literaturas direcionadas a Geografia Escolar, permitindo atrelar teoria à prática e o ensino à pesquisa, evidenciando a formação de novos professores pesquisadores. Assim o resultado da pesquisa mostrou a grande disparidade de produção entre as regiões brasileiras, apontando que este cenário acadêmico ainda hierarquiza a atuação dos profissionais dentro da Geografia, pois a licenciatura ainda demanda maior incentivo à pesquisa em relação ao bacharelado, evidenciando, assim, a necessidade de promover e incentivar as pesquisas dessa área no Brasil como um todo.
Palavras-chave Pibid, Ensino, Geografia
Forma de apresentação..... Painel
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