Resumo |
As Redes Sociais constituem um amplo sistema capaz de disseminar informações e interligar pessoas conectadas em todas as partes do mundo e está cada vez mais inserida nas relações dos indivíduos, sejam elas profissionais e/ou pessoais. Essa vasta aplicabilidade das redes sociais pode ser usada para diversos fins e tem contribuído positivamente para a disseminação dos acontecimentos atuais e histórico, inserção dos sujeitos nas diversas discussões, divulgação das atividades e notícias, aproximação das pessoas, destaque das questões políticas, sociais, ambientais, entre outros benefícios e eficácias. Com o propósito de informar e aproximar a sociedade civil dos acontecimentos públicos em saúde, além de promover debates e reflexões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as políticas de saúde em âmbito nacional, foi criado, em 2010, um projeto de extensão que usa como ferramenta principal uma plataforma virtual em forma de blog, intitulada “A WEB 2.0 e as políticas de saúde: criando espaços para a democratização de debates”. Esta plataforma é alimentada diariamente por uma estudante do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa com assuntos relacionados à saúde pública e conta com um espaço virtual e dinâmico que permite a divulgação das informações e a interação dos usuários, criando espaço para discussões em torno dos temas postados. São realizadas outras atividades como: pesquisas diárias para a captação de textos disponíveis na rede, publicação de textos enviados por usuários, administração do perfil na rede social (facebook), formulação de textos com orientação da coordenadora. O Blog conta com mais de 920 membros, aproximadamente 10 mil acessos mensais e já foi realizada cerca de 60 debates online com atores vinculados a área da saúde. Conclui se que esse recurso tende a contribuir com a população por meio de promoção e atualização dos conhecimentos sobre o SUS, a inserção nos debates em saúde e a aproximação dos usuários às políticas publicas de saúde, além de contribuir com uma formação mais crítica à estudante envolvida. |