Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2526

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia solidária e geração de renda
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Ana Luísa Silva Figueiredo
Orientador BIANCA APARECIDA LIMA COSTA
Outros membros Alvino de Souza Amaral, Carla Cristina Balbino dos Santos, Gabriel Magalhães Rodrigues, Nilcelia Souza dos Santos, Pablo Ruiz Andrade Rossi, Ramon da Silva Teixeira, Thamara Cortes Novaes, William Rubens Evangelista Oliveira
Título Instalações Artístico-Pedagógicas: a arte como prática educativa em Economia Solidária
Resumo As Instalações Artístico-Pedagógicas (I.A.P.s) são um mote metodológico criativo e dinamizador de diálogos e socializações que se fundamenta na criação de ambiências compostas por elementos da realidade, deslocados e exagerados, instalados num local fixo e que são observados pelos participantes, que provoquem os sentidos para determinado tema e que serão o ponto de partida para a discussão de sentires e saberes sobre o que podem representar. Como programa de extensão, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV) tem utilizado, desde 2013, em diversos espaços de interação, as I.A.P.s como estratégia de formação em Economia Solidária e como forma de fomentar práticas educativas que perpassem pela construção do saber de forma horizontal e dialógica entre saber popular e científico. Dessa forma, a ITCP-UFV utilizou, com o objetivo de participar de dois eventos, a saber: da I Semana da Integração Escolar: Ampliando horizontes sobre a relação sociedade e natureza na Escola Santa Rita de Cássia e da VI Troca de Saberes: Sementes, Saúdes e Juventudes, durante a 85º Semana do Fazendeiro, como dispositivo metodológico as I.A.P.s. A atividade teve como objetivo sensibilizar o público – no dia 17 de julho, para estudantes da referida escola e em dois dias (26 e 28 de julho) de apresentação da Troca de Saberes para camponeses/as, professores/as, estudantes – para a importância do pensar-agir para que o mundo se torne cada vez mais economicamente solidário. A atividade, através de uma intervenção teatral, seguida de um tour pela ambiência construída e de um círculo problematizador, propôs apresentar as diversas facetas da temática da Economia Solidária, a partir da sua definição, características, práticas e experiências, histórico da organização política no Brasil e as principais pautas do movimento. Foram tomadas como elementos para as discussões do tema as percepções dos/as participantes. Com a I.A.P.s foi possível propiciar espaços de formação dinâmicos em Economia Solidária que ampliaram o debate sobre o tema para diversos públicos que até então estavam alheios ao mesmo. Na Troca de Saberes, como elemento aglutinador concreto do saber popular e científico, foi construído uma colcha de retalhos com as expressões do que foi experienciado e discutido sobre Economia Solidária nessa ambiência. Sabendo da importância da procura por outras formas de fazeres educativos, as I.A.P.s têm funcionado como importante ferramenta de formação em Economia Solidária no sentido de permitir acesso a aspectos da mesma que, sozinhos, a lógica e o pensamento discursivo não alcançam plenamente.
Palavras-chave Economia Solidária, Instalação Artístico-Pedagógica, Educação
Forma de apresentação..... Painel
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