Resumo |
A Constituição Federal Brasileira aponta a educação como um dever do Estado e da família, sendo estes responsáveis pela promoção do acesso e da qualidade do ensino, com o propósito de desenvolvimento da sociedade e dos cidadãos, e a qualificação para o trabalho. Considerando a realidade histórica do sistema público educacional brasileiro, fica evidente que houve avanços no que se refere à provisão do acesso à escola, fato que, na maioria dos casos, não foi acompanhado de um aperfeiçoamento do ensino ministrado com garantia de qualidade, sobretudo na educação básica. Consequentemente, um dos efeitos da carência da qualidade do ensino reflete no difícil acesso à educação superior, por parte dos estudantes de escolas públicas, problema que vem sendo contornado a partir da adoção de políticas inclusivas, ou através da concessão de bolsas em instituições privadas. Situação semelhante ocorre no processo de seleção para o ingresso no Colégio de Aplicação da UFV (CAp-COLUNI), instituição federal de ensino médio referência em qualidade, uma vez que as deficiências da educação básica recebida dificultam a acessibilidade dos estudantes de escolas públicas. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo geral analisar o acesso de estudantes de escolas públicas, verificando sua representatividade no total de matriculados na 1ª série do período de 2010 a 2014 no COLUNI e outras informações pertinentes. Em seguida, a pesquisa procurou identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos em sua trajetória acadêmica na instituição, visando identificar possíveis intervenções para melhoria do acesso e permanência de estudantes oriundos de escolas públicas. Os procedimentos metodológicos adotados foram divididos em três partes. A primeira consistiu em revisão da literatura a respeito de alguns alguns conceitos pertinentes ao escopo da pesquisa, além da reflexão histórica acerca do retrato da educação brasileira e da formação do COLUNI. A segunda etapa ocorreu a partir da coleta de dados relativos da inscrição no exame de seleção e à matrícula dos estudantes, disponibilizados respectivamente pela Divisão de Vestibulares e Exames da UFV e pela seção de Registro Escolar do colégio, como porcentagem de estudantes por tipo de escola, cidades de origem etc. Por último, na terceira etapa, foi realizada uma coleta de dados quali-qualitativos através de questionário disponível no site do colégio com estudantes de escola pública do COLUNI,visando identificar as principais dificuldades encontradas por eles em sua trajetória na escola, e as possíveis sugestões para minimizá-las. Os resultados da pesquisa revelam um aumento significativo da participação de estudantes de escolas públicas no colégio e a apontam para a necessidade de potencializar o desenvolvimento de atividades internas e de extensão que podem aumentar o contingente e a permanência desses estudantes no COLUNI. |