ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | BIC-Júnior |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | TACIANA DE SOUZA BAYÃO |
Orientador | GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA |
Título | O filosofar como conceito |
Resumo | O ensino de filosofia, atividade que contribui profundamente para a formação dos estudantes, se apresenta hoje com muitas propostas e desafios. Estudar os problemas que o cercam, visando uma melhor interpretação dos conceitos envolvidos, consiste em uma atitude fundamental e necessária no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Pensando neste tema e tomando como base a introdução da primeira parte da obra “A vida do espírito” da filósofa Hannah Arendt - obra esta que dentre outros aspectos, tematiza a reflexão sobre o vazio de pensamento - , o presente trabalho objetiva a investigação de um dos principais problemas que cercam o ensino de filosofia em sala de aula, qual seja, a delimitação de uma compreesão de filosofar. Para a presente pesquisa, além de obras de comentadores ligados à temática do ensino de filosofia, alguns conceitos e reflexões trabalhados por Arendt, na obra citada, figuram como um importante ponto de partida, dentre eles: a distinção entre as atividades do pensar reflexivo e as do campo cognitivo. Tal compreesão serve como orientação de uma concepção de filosofar pautada na apreensão subjetiva e na reflexão. As atividades de pensar e refletir originam diversas outras, dentre elas, o ato de filosofar, que, por sua vez, tem origem tradicionalmente reconhecida nos filósofos gregos. Sócrates, citado por Arendt, e uma das figuras centrais da filosofia ocidental, será um importante paradigma para o filosofar enquanto atividade do pensamento, na pesquisa ora desenvolvida, na medida em que propõe uma filosofia que não é um campo a mais do conhecimento, mas sim uma relação de afinidade e philia para com a sabedoria. Assim, com base na leitura do texto arendtiano e nas obras dos comentadores ligados ao ensino de filosofia, parece razoável apontar a seguinte compreensão à cerca do conceito de filosofar: um pensar reflexivo, que se constrói no diálogo e na transformação de cada um na dimâmica da sala de aula, frente aos conceitos objetivos articulados. Desse modo, o filosofar incorpora como forma a recriação. |
Palavras-chave | filosofar, pensar reflexivo, Arendt |
Forma de apresentação..... | Painel |