Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2487

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor LUIZ FERNANDO FERREIRA GOMES
Orientador GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA
Título A relação entre o estudante e o texto filosófico
Resumo O projeto tem como objetivo experimentar o trabalho com o texto filosófico por meio de atividades realizadas com alunos do CAp-COLUNI tendo em vista a presença da Filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio. As atividades duravam aproximadamente cinquenta minutos e consistiam em um questionário curto sobre um texto escolhido pelo orientador que tinha por objetivo avaliar a compreensão e as possíveis dificuldades.Foram realizadas quatro atividades, sendo uma delas na ausência do orientador, com elas foi possível perceber que o texto é um recurso muito útil no ensino de filosofia por permitir o contato com as formas do pensar filosófico, com os conceitos formulados pelos grandes autores e poder usar tudo isso para pensar os mais diversos assuntos e o mundo que nos rodeia de uma forma efetiva. Porém ele possui suas limitações. Para elaborar de forma objetiva e não vulgar seus conceitos, os filósofos muitas vezes utilizam uma linguagem pouco comum, o que torna o texto, para os menos acostumados, no mínimo difícil de compreender. O mesmo acontece com a forma. Já quanto ao assunto, pelo fato de a filosofia, mesmo quando trata de coisas cotidianas, ir além do senso comum, pode tornar-se desconfortável e estranho, deixando o aluno pouco à vontade ao lidar com o texto.Outra limitação é referente ao tempo, é difícil, somente com uma leitura, compreender em sua totalidade um texto filosófico, é preciso tempo para superar as dificuldades acima apresentadas. Os cinquenta minutos de uma aula são muito curtos para a leitura, o ensino e a discussão dos diversos conteúdos exigidos. Além disso, o estudante do ensino médio tem em sua grade aproximadamente doze disciplinas às quais se dedicar, fora as atividades extracurriculares, sobra-lhe pouco tempo, ou interesse, para uma leitura proveitosa de um texto de caráter filosófico. Com isso, o tempo age como um intensificador das outras limitações. O tamanho do texto influencia da mesma forma, pois quanto maior o texto, mais tempo é necessário para a sua leitura.Um erro notável é a tomada do texto como um fim em si mesmo e uma verdade absoluta, o que o levaria a uma análise formal contrária à atividade filosófica. O texto não deve passar de um instrumento, um meio pelo qual, utilizando de sua estrutura, devemos pensar por nós mesmos, concordando ou discordando dos conceitos por ele apresentados.O debate é outro recurso muito interessante, pois permite a construção de ideias de forma coletiva e o exercício da argumentação. Com ele é possível elucidar as dúvidas de quem as teve e ir além do texto, elevando a discussão à outros círculos da vivência humana, o que levaria ao aprimoramento filosófico do aluno.
Palavras-chave Filosofia, Ensino, Texto Filosófico
Forma de apresentação..... Painel
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