Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2480

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia humana
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Rodrigo Musto Flôres
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS, Fernando José Primo do Nascimento, Glaucia Coutinho Ramos D' Antônio, Natanael Júnior Duarte Silva
Título Viçosa- atlas da educação
Resumo A criação de um banco de dados com as principais informações do território municipal em diferentes setores (educação, meio-ambiente, saúde etc.) é um importante passo para uma administração mais eficiente e que propicie um maior bem-estar aos seus munícipes. O projeto Atlas da Educação de Viçosa surgiu da necessidade de um levantamento histórico/geográfico do sistema de ensino público do município. A elaboração do projeto ocorreu através de uma pesquisa bibliográfica sobre a necessidade de criação de um banco de dados com as informações necessárias para a execução de políticas públicas municipais no setor de educação. Seu objetivo é, portanto, coletar e organizar os principais dados referentes ao Sistema Educacional Público do município, propiciando um breve diagnóstico desse sistema através do tempo, assim como elaborar mapas temáticos contendo número de estudantes, profissionais e a localização de cada estabelecimento escolar. O Projeto visa também resgatar a história da educação pública do município de Viçosa. O tipo de pesquisa a que se propõe esse projeto é de caráter empírico-analítica através de pesquisas em arquivos oficiais, idas a campo e aplicação de entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa em arquivos está sendo realizada nas secretarias dos estabelecimentos escolares sob jurisdição do município e em arquivos da Secretaria Municipal de Educação, além de outras possíveis fontes de informação sobre o sistema educacional municipal. As entrevistas semi-estruturadas e as idas ao campo objetivam montar um quadro de informações em relação às interações que se dão entre a escola, os alunos, professores e demais funcionários. Embora a realização dessas entrevistas seja conduzida por um roteiro previamente estabelecido, haverá flexibilidade nas questões. O trabalho de campo está propiciando um registro da situação física dos estabelecimentos escolares e seu entorno. Está sendo utilizado para esses registros equipamentos como, máquinas fotográficas e gravadores de voz. Para a elaboração dos mapas temáticos será utilizado o software ArcGis1R 10.1R da ESRI. A pesquisa encontra-se em andamento e através desses levantamentos, espera-se que seja possível: Resgatar a história da educação pública do município, coletar e organizar os dados referentes ao número de estudantes e de estabelecimentos escolares, elaborar mapas temáticos com o número de alunos e a localização de cada instituição de ensino, capacitar os estagiários envolvidos no projeto quanto à utilização dos Sistemas de Informação Geográfica, auxiliar as escolas do município com a produção de material cartográfico local que pode facilitar no processo ensino-aprendizagem e na compreensão da História da Educação de seu município.
Palavras-chave Atlas, Educação, Viçosa
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.