ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, diversidade e inclusão |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | BIC-Júnior |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | JOANA VALLE QUINTÃO VAZ |
Orientador | MARIA TEREZA FERNANDINO EVANGELISTA |
Outros membros | ISABELA NEVES PATERNOSTER, LETÍCIA REZENDE SEMIÃO |
Título | Alfabetizando: um estudo particular com TDAH |
Resumo | O projeto consistiu em acompanhar e colaborar com o processo de alfabetização de uma criança de 9 anos portadora de TDAH regularmente matriculado em escola pública no terceiro ano do ensino fundamental.A importância de se pesquisar o TDAH está no fato de que é um assunto pouco estudado na atualidade e, às vezes, é bastante confundido com o comportamento normal de uma criança. A pesquisa é importante também para a construção de uma educação mais inclusiva nas escolas públicas que, muitas vezes, sofrem com a falta de estrutura e outros elementos que acabam por não atender a todos os alunos de forma satisfatória. O TDAH é um transtorno crônico, com início na infância, que afeta aproximadamente 5% das crianças e adolescentes no mundo. Este transtorno persiste até o início da fase adulta em aproximadamente 75% dos casos. O TDAH tem uma apresentação clínica variável que inclui desatenção, hiperatividade ou impulsividade. Os sintomas do TDAH causam um comprometimento funcional significativo, como problemas sociais e familiares, baixo aproveitamento escolar e um risco maior de evasão escolar; esse comprometimento funcional frequentemente leva à baixa-auto estima e tem uma influência negativa sobre o desenvolvimento emocional. Durante o período de fevereiro à julho de 2014, ocorreram as oficinas nas dependências do Colégio de Aplicação da UFV – COLUNI. O trabalho foi desenvolvido por meio de encontros presenciais em formato de oficinas que eram preparadas pelas bolsistas e uma colaboradora, todas estudantes do CAp-COLUNI. As atividades lúdicas, de cunho pedagógico e educativo, envolviam cores, material concreto, jogos, revistas em quadrinhos, filmes, pintura, esporte, e tinham por objetivo auxiliar nas dimensões congnitiva, afetiva e corporal da criança. Ao longo do projeto vimos o quadro evolutivo com relação às habilidades de escrita, leitura e interpretação de textos, bem como no que diz respeito às operações fundamentais da matemática. Além disso, obtivemos um retorno positivo da família com relação a todo processo acima descrito. |
Palavras-chave | TDAH, alfabetização, inclusão |
Forma de apresentação..... | Painel |