Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2459

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBEX Júnior
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor VANESSA LOPES DE MIRANDA
Orientador MARIA TEREZA FERNANDINO EVANGELISTA
Outros membros GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA, SOFIA MOURA PIZZATTO
Título Ações de reforço escolar e atividades lúdicas para os menores assistidos pela APAS
Resumo O projeto “Ações de reforço escolar e atividades lúdicas para os menores assistidos pela APAS” é parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Júnior (PIBEX-Jr), do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI/UFV). Esse projeto conta com a participação da coordenadora Maria Tereza Fernandino Evangelista (Docente), da bolsista Vanessa Lopes de Miranda (Discente), da voluntária Sofia Moura Pizzatto (Discente) e do voluntário Geraldo Adriano Emery Pereira (Docente). O principal foco atribuído ao projeto é de intervir no reforço escolar de crianças e adolescentes assistidos pela “Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer” por meio de oficinas recreativas e lúdicas. Todas as oficinas foram pensadas para que todas as crianças pudessem participar ativamente. Inicialmente, foram levadas atividades não agitadas como um Jogo da Memória, que fora confeccionado para essa oficina como palavras embaralhadas, operações matemáticas simples e relação de imagem e palavra, isso, com o intuito de perceber as dificuldades que as crianças apresentavam; a ideia de bolsista, voluntária e crianças confeccionarem, em conjunto, desenhos e um único texto, para que fosse possível estabelecer uma relação de maior proximidade e também para auxiliar nas capacidades criativa e linguística das crianças; também, ainda como atividade branda, um tabuleiro confeccionado para tentar saciar as dificuldades percebidas até então, visto que, o tabuleiro conta com perguntas de cunhos pedagógico e cultural. Para também utilizar a agitação das crianças foram pensadas oficinas com um maior movimento, ainda que estas tivessem minimamente voltadas para o aprendizado escolar. Foram estas: uma caça ao tesouro ao longo da própria casa, na qual estavam espalhados supostos desafios de aptidão matemática e cognitiva, além de pistas para outro desafio; devido ao contexto existente e ao fato de uma das crianças se mostrar um tanto apreensiva quando se trata atividades que necessitam de movimento, foi levada para elas a proposta de montar uma festa junina, nesta, foi incentivado o trabalho em grupo, a confecção de brinquedos relacionados à festividade, além de atividades na qual era necessário agilidade e ação motora. Por meio de observações dos envolvidos pode-se concluir que houve uma melhora no comportamento das crianças mediante as aplicadoras das oficinas. Ao passo que inicialmente parecia haver uma dificuldade de aceitação/envolvimento, felizmente com o realizar das oficinas se tornou mais suave o convívio com as crianças. Após avaliação proposta acerca do projeto, foi possível constatar que não somente o convívio com as crianças melhorou, mas também o desempenho na aprendizagem escolar. Embora a proposta principal do projeto esteja voltada para auxiliar no âmbito escolar, também ocorrem conversações nas quais são tratados assuntos cotidianos.
Palavras-chave Crianças, reforço escolar, oficinas recreativas.
Forma de apresentação..... Painel
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