Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2455

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Nathalia Fernandes Cabral
Orientador MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA
Outros membros Beatriz de Oliveira Lima, Jéssica das Dôres de Moraes, Laura Ferenzini Alves, Leandro Baptista, Leisiane de Castro Gomide, Maria Emília Alvarenga Goes de Assis, Maysa Virgínia Barbosa Silva, Micheline Carmem Evangelista
Título Relações étnicas, cultura e lúdico nas escolas.
Resumo A falta de discussão em relação à temática relações étnicas e educação dentro das escolas concorre para a manutenção de preconceitos e desigualdades. Nesse contexto, o projeto “Identidades Festejadas no Congado: cultura e memória afrodescendentes frente às práticas pedagógicas das escolas públicas” é direcionado para ampliar e consolidar as orientações da lei 10.639/03 no universo escolar. Tem como objetivo sistematizar subsídios sobre a história e a cultura afro-brasileira presentes nas manifestações populares da cidade de Viçosa e região, contribuindo para a incorporação desses conteúdos às práticas escolares por meio de atividades lúdicas temáticas voltadas para alunos da educação infantil e das séries iniciais das escolas públicas e privadas. Realizamos oficinas lúdicas tanto na sede da Ludoteca da UFV, quanto na Itinerante (quando a equipe desloca-se às unidades escolares), visando oportunizar aos alunos conhecimentos sobre as culturas africana e afro-brasileira que contribuam para a reelaboração de conceitos que sustentam a visão plural sobre as relações sociais. Utilizamos o contar histórias como instrumento metodológico, considerando que esta é uma prática pedagógica lúdica, viável e eficiente para abordar o universo das representações sociais dos afrodescendentes, tendendo a instigar o olhar crítico e plural com relação ao outro, a si mesmo e às diferenças presentes em nossa sociedade. Outras atividades lúdicas são oferecidas, articuladas à história antes contada. Em geral, são realizadas 03 oficinas temáticas em cada encontro. Foram atendidas o total 1354 (um mil trezentos e cinquenta e quatro) crianças no período de fevereiro a julho de 2014. Houve a valorização da cultura afrodescendente no espaço escolar pelos profissionais docentes, demonstrada pela motivação destes para a continuidade das oficinas, sendo por eles solicitado o retorno para novas atividades. Em atendimento à demanda da Associação Banda de Congos José Lúcio Rocha realizamos atividades com as crianças enfocando a cultura e memória do Congado, durante as comemorações do 126º. aniversário dos Congos de Airões (Paula Cândido-MG). Confeccionamos materiais usados na realização das oficinas lúdicas temáticas, como jogos feitos com materiais recicláveis. Realizamos o levantamento e adequação de histórias infantis temáticas que contribuem para a valorização da cultura afrodescendente. O projeto contribui para a autoestima, a valorização e a inclusão dos afrodescendentes em bases igualitárias na comunidade escolar e viabiliza a construção de subsídios para a implementação da lei 10.639/03 nas práticas escolares.
Palavras-chave Educação, relações étnicas, cultura afrodescendente.
Forma de apresentação..... Painel
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