Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2448

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, UFV
Primeiro autor Sirlei Matos de Almeida Lisboa
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Bruna da Silva Costa, heloisa gomes , Ingrid Lourenço, Lidiane Duarte
Título A escola como um lugar privilegiado para a prática da educação ambiental
Resumo Trata-se de um Projeto de Ensino Aprendizagem desenvolvido na Escola Municipal Professor Paulo Mario Del’ Giudice, localizada na Colônia Vaz de Melo, Zona Rural de Viçosa, durante os meses de março e abril de 2014, com objetivo de conhecer a importância do consumo consciente da Água. Devido à escassez de chuva em Viçosa e região, comprometendo o fornecimento de água tanto para a população quanto para a pecuária e a agricultura, percebemos a importância de desenvolver uma reflexão ambiental com a comunidade escolar sobre o tema Água relacionando aspectos técnicos, científicos e políticos. O projeto parte de duas premissas: embora o meio ambiente seja considerado um tema transversal no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), nas escolas, em geral, esta temática é muitas vezes abordada de forma pontual e restrita a determinados componentes curriculares; e o Método de Trabalho por Projetos corresponde a uma necessidade de transformação da escola, tornando a aprendizagem mais ativa e significativa. Nesse sentido e, considerando a necessidade de um trabalho pedagógico contínuo, significativo e interdisciplinar, as licenciandas do PIBID Pedagogia participaram ativamente do Projeto Água, cujas principais atividades foram: planejamento conjunto das atividades; mapeamento conceitual visando levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a problemática em questão; exibição de vídeos educativos; seleção e apresentação de músicas; entrevistas com moradores da Colônia Vaz de Melo; debates e seminários; elaboração de panfletos para a campanha desencadeada por um grupo de estudantes a favor da utilização adequada e econômica da água; produções de textos e confecção de um livro. A culminância do projeto foi durante a exposição, aberta a comunidade viçosense, dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes: cartazes, painéis, desenhos, maquetes, textos, além de apresentação teatral. A escola foi transformada num local de produção de conhecimentos e materiais didáticos, onde estudantes, professores e licenciandas compartilharam trabalho, arte e alegria de ensinar e aprender. Podemos concluir que Educação Ambiental é importante na medida em que não se restringe aos limites da escola e quando promove mudanças de conceitos, de hábitos e de práticas educativas.
Palavras-chave Água, Educação Ambiental, Pedagogia de Projetos
Forma de apresentação..... Oral
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