Resumo |
Trata-se de um Projeto de Ensino Aprendizagem desenvolvido na Escola Municipal Professor Paulo Mario Del’ Giudice, localizada na Colônia Vaz de Melo, Zona Rural de Viçosa, durante os meses de março e abril de 2014, com objetivo de conhecer a importância do consumo consciente da Água. Devido à escassez de chuva em Viçosa e região, comprometendo o fornecimento de água tanto para a população quanto para a pecuária e a agricultura, percebemos a importância de desenvolver uma reflexão ambiental com a comunidade escolar sobre o tema Água relacionando aspectos técnicos, científicos e políticos. O projeto parte de duas premissas: embora o meio ambiente seja considerado um tema transversal no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), nas escolas, em geral, esta temática é muitas vezes abordada de forma pontual e restrita a determinados componentes curriculares; e o Método de Trabalho por Projetos corresponde a uma necessidade de transformação da escola, tornando a aprendizagem mais ativa e significativa. Nesse sentido e, considerando a necessidade de um trabalho pedagógico contínuo, significativo e interdisciplinar, as licenciandas do PIBID Pedagogia participaram ativamente do Projeto Água, cujas principais atividades foram: planejamento conjunto das atividades; mapeamento conceitual visando levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a problemática em questão; exibição de vídeos educativos; seleção e apresentação de músicas; entrevistas com moradores da Colônia Vaz de Melo; debates e seminários; elaboração de panfletos para a campanha desencadeada por um grupo de estudantes a favor da utilização adequada e econômica da água; produções de textos e confecção de um livro. A culminância do projeto foi durante a exposição, aberta a comunidade viçosense, dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes: cartazes, painéis, desenhos, maquetes, textos, além de apresentação teatral. A escola foi transformada num local de produção de conhecimentos e materiais didáticos, onde estudantes, professores e licenciandas compartilharam trabalho, arte e alegria de ensinar e aprender. Podemos concluir que Educação Ambiental é importante na medida em que não se restringe aos limites da escola e quando promove mudanças de conceitos, de hábitos e de práticas educativas. |