Resumo |
O Subprojeto do PIBID – Geografia e Inclusão atuante na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, no desenvolvimento de suas atividades realizou uma intervenção pedagógica nas turmas do nono ano, ensino fundamental II, analisando e comparando o conteúdo do livro “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo (1890) com os conteúdos de Geografia. A Obra tem como cenário o espaço urbano do Rio de Janeiro no fim do século XIX, e busca denunciar as mazelas sociais que o país enfrentava naquela época, além de explicar o comportamento dos personagens com base na influência do meio, da raça e do momento histórico. Desta forma, o objetivo proposto foi o de realizar uma análise geográfica através da literatura, analisando o contexto sócio-político-cultural no qual a narrativa se desenvolve estabelecendo simultaneamente uma contextualização entre as situações vivenciadas pelos personagens e a população do município e de nosso país. A metodologia utilizada para esta análise foi o de aulas expositiva/dialogada sobre o livro. Foi entregue um roteiro de questões voltadas para o entendimento das características dos personagens, do lugar, do tempo e do enredo em que se passava a história. O itinerário da discussão também procurou levar os alunos a compreenderem como era viver em um cortiço e como os moradores se organizavam naquele espaço, sendo este resultado da ação humana e da interação social na superfície terrestre. A partir destas compreensões pretendíamos colaborar para a formação de cidadãos conscientes, críticos e autônomos ao levar os alunos a elaborarem ilustrações e a criarem novos títulos para a obra, buscando-se assim despertar a sensibilidade e a criatividade dos alunos perante a temática abordada. A partir da análise da escrita dos alunos nos trabalhos entregues, percebemos os resultados, os quais se mostraram significativos e valiosos no processo ensino-aprendizagem, pois, os alunos além de compreenderem a obra, puderam entender sobre as relações capitalistas de exploração e expropriação, as implicações geradas em uma cidade devido ao fenômeno das migrações, a influência do meio no cotidiano das pessoas, a vida em um cortiço, as transformações históricas que o país passava na época e que a forma de pensar do indivíduo é característica de seu tempo. Desta forma, o diálogo criado entre a geografia e a literatura possibilita uma alternativa no processo de autoaprendizagem, que se distancia das formas tradicionais de ensino e que torna o processo mais atrativo para os alunos. Durante o processo de produção verificamos que a Literatura Brasileira é rica em obras que podem nos auxiliar na compreensão da produção e da organização do espaço urbano, em diferentes escalas como o cotidiano, a paisagem, o espaço e o tempo. |