Resumo |
Introdução: Na atualidade o comportamento sedentário e a atividade física são conceitos que estão sendo amplamente estudados devido a sua associação com prognósticos de saúde. Para mensurá-los utilizamos instrumentos como questionários, pedômetros e acelerômetros, os questionários são relativamente baratos, convenientes e simples de administrar para um grande grupo (Han e Dinger, 2009), neste estudo abordaremos o questionário 3DPAR. Objetivo: Avaliar a validade do Recordatório de 3 dias de Atividade Física (3DPAR), versão brasileira, em crianças de dez anos de idade, utilizando como medida critério a acelerometria. Metodologia: Foram selecionadas 101 crianças, sendo 46 meninos e 55 meninas, com 10 anos de idade, estudantes de escolas municipais e privadas da cidade de Viçosa, MG. Utilizaram o acelerômetro Actigraph modelo GT3X durante 3 dias consecutivos, um dia de fim de semana (domingo) e dois dias de semana (segunda e terça-feira) e no quarto dia (quarta-feira) preencheram o recordatório 3DPAR. Utilizou-se estatística descritiva (frequência absoluta e relativa, média e desvio padrão) para os dados gerais. Teste Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade dos dados obtidos, o teste Wilcoxon para análise das variáveis independentes. Para a análise da validade entre os valores estimados pelo 3DPAR e os valores estimados do acelerômetro, foram utilizados a Correlação de Spearman e posteriormente, a plotagem de Bland Altman. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas (p < 0,05) para a maioria das intensidades entre o tempo em minutos do 3DPAR e do método critério na amostra total. Quando considerados o sexo e tipo de escola, tanto os meninos como a escola pública, na intensidade muito vigoroso, e a escola privada nas intensidades leve e muito vigoroso, não apresentaram diferenças significativas (p > 0,05). Observou-se baixa correlação em todas as intensidades entre o 3DPAR e o acelerômetro na amostra total, bem como por sexo e rede de ensino, entretanto, foram apresentadas correlações significativas para o comportamento sedentário. As plotagemns de Bland-Altman demonstraram que houve uma superestimativa no tempo em minutos do 3DPAR em relação ao método critério. Todas as intensidades apresentaram um desvio-padrão elevado, porém todas encontraram-se dentro de um intervalo de confiança. Conclusão: Concluímos que o recordatório 3DPAR não é adequado para avaliação do nível de atividade física em crianças de dez anos de idade, porém o mesmo pode ser utilizado para avaliação do comportamento sedentário, sugerimos novos estudos de validação com crianças de outras faixas etárias. |