Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2438

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Yuri de Lucas Xavier Martins
Orientador PAULO ROBERTO DOS SANTOS AMORIM
Outros membros Fernanda Ribeiro Nascimento, Isabella Tolêdo Caetano
Título Validação do recordatório de atividade física (3DPAR) para crianças de dez anos de idade.
Resumo Introdução: Na atualidade o comportamento sedentário e a atividade física são conceitos que estão sendo amplamente estudados devido a sua associação com prognósticos de saúde. Para mensurá-los utilizamos instrumentos como questionários, pedômetros e acelerômetros, os questionários são relativamente baratos, convenientes e simples de administrar para um grande grupo (Han e Dinger, 2009), neste estudo abordaremos o questionário 3DPAR. Objetivo: Avaliar a validade do Recordatório de 3 dias de Atividade Física (3DPAR), versão brasileira, em crianças de dez anos de idade, utilizando como medida critério a acelerometria. Metodologia: Foram selecionadas 101 crianças, sendo 46 meninos e 55 meninas, com 10 anos de idade, estudantes de escolas municipais e privadas da cidade de Viçosa, MG. Utilizaram o acelerômetro Actigraph modelo GT3X durante 3 dias consecutivos, um dia de fim de semana (domingo) e dois dias de semana (segunda e terça-feira) e no quarto dia (quarta-feira) preencheram o recordatório 3DPAR. Utilizou-se estatística descritiva (frequência absoluta e relativa, média e desvio padrão) para os dados gerais. Teste Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade dos dados obtidos, o teste Wilcoxon para análise das variáveis independentes. Para a análise da validade entre os valores estimados pelo 3DPAR e os valores estimados do acelerômetro, foram utilizados a Correlação de Spearman e posteriormente, a plotagem de Bland Altman. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas (p < 0,05) para a maioria das intensidades entre o tempo em minutos do 3DPAR e do método critério na amostra total. Quando considerados o sexo e tipo de escola, tanto os meninos como a escola pública, na intensidade muito vigoroso, e a escola privada nas intensidades leve e muito vigoroso, não apresentaram diferenças significativas (p > 0,05). Observou-se baixa correlação em todas as intensidades entre o 3DPAR e o acelerômetro na amostra total, bem como por sexo e rede de ensino, entretanto, foram apresentadas correlações significativas para o comportamento sedentário. As plotagemns de Bland-Altman demonstraram que houve uma superestimativa no tempo em minutos do 3DPAR em relação ao método critério. Todas as intensidades apresentaram um desvio-padrão elevado, porém todas encontraram-se dentro de um intervalo de confiança. Conclusão: Concluímos que o recordatório 3DPAR não é adequado para avaliação do nível de atividade física em crianças de dez anos de idade, porém o mesmo pode ser utilizado para avaliação do comportamento sedentário, sugerimos novos estudos de validação com crianças de outras faixas etárias.
Palavras-chave 3DPAR, recordatório de atividade física, crianças
Forma de apresentação..... Oral
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