Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2436

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amanda Silva Cardoso
Orientador ERIKA ANDRADE E SILVA
Outros membros BEATRIZ SANTANA CAÇADOR, DEISE MOURA DE OLIVEIRA, Fernanda Lôbo Tavares, Julia Borges Figueiredo, MARIANA VEO NERY DE JESUS, Nayara Rodrigues Carvalho, Thaís Salgado Oliveira
Título A voz e a vez dos técnicos de enfermagem: construindo espaços de diálogo e qualificação profissional no contexto da Atenção Primária à Saúde
Resumo O município de Viçosa conta atualmente com 15 equipes de saúde da família implantadas e três em fase de implantação, as quais devem assumir a corresponsabilização pelo cuidado dos indivíduos, famílias e coletividades inscritas na área de abrangência das unidades de saúde. Tal cuidado se dá em seu contexto de vida, onde se encontram situações que se configuram como grandes desafios às equipes. Mediante o desafio cotidiano de transformar as práticas dos profissionais de saúde, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) evidencia a necessidade de participação dos membros da equipe em atividades de educação permanente, a fim de se aperfeiçoarem continuamente no desempenho das atribuições implicadas na Atenção Primária Saúde (APS), contexto no qual está inscrito os técnicos de enfermagem. Assim, o objetivo do presente projeto é a realização de atividades de educação permanente com os técnicos de enfermagem, que atuam na APS do referido município, que permitam reflexões da prática com ênfase nas fragilidades e potencialidades, além de consolidar uma efetiva participação da comunidade universitária frente às demandas desses profissionais. Inicialmente, o projeto foi apresentado aos profissionais da APS junto à secretaria de saúde, a fim de pactuar a necessidade da implementação da proposta. No primeiro encontro com os técnicos de enfermagem foram abordadas por meio de dinâmicas, as suas atribuições segundo o PNAB, e estabelecendo um paralelo com suas práticas no contexto da APS. A partir dessa reflexão e discussão, os profissionais puderam colocar em pauta quais os desafios e facilidades encontrados em seu cotidiano profissional. Em seguida, foi aplicado um questionário com quatro perguntas abertas, para nortear os demais encontros, no qual os técnicos de enfermagem pontuaram o que os motivam, quais são os desafios enfrentados, quais temas tinham interesse em saber e qual sugestão tinham para o projeto. Após uma categorização com as respostas, o tema escolhido para os dois próximos encontros foi: “Classificação e manejo de feridas”. Nestes dois encontros os profissionais mostraram grande interesse e participação efetiva na atividade, sempre fazendo uma correlação com a prática. Além disso, para colocar em prática o que foi discutido “in lócu”, foram entregues fichários rotativos em cada unidade, apresentando aos profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiros o instrumento de avaliação e registro do procedimento de curativo, de modo a estimular o que foi aprendido. Finalizando o semestre foi realizado um encontro com todas as categorias profissionais da APS e a secretária de saúde, a fim de apresentar as atividades desenvolvidas até o momento. Os técnicos de enfermagem que participaram reforçam que através do projeto se sentem mais valorizados além de perceberem a importância de um projeto de educação permanente, afirmando que através deste conseguirão responder á demanda da população.
Palavras-chave Técnico de Enfermagem, Educação Permanente, Estratégia Saúde da Família
Forma de apresentação..... Painel
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