Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2434

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Sthefani Loti Paiva Lima
Orientador NATALIA RIGUEIRA FERNANDES
Outros membros Luiza Lopes Bitencourt
Título Representações Sociais dos Estudantes de Pedagogia sobre a Política de Inclusão: Perspectivas e Desafios
Resumo Atualmente, a questão relativa ao desenvolvimento de propostas pedagógicas que favoreçam o processo de aprendizagem de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) tem sido alvo de pesquisa na UFV. A presença de professores e alunos que necessitam e gozam dessa política de inclusão vem aumentando consideravelmente na instituição e o despreparo para lidar com essas pessoas é notário. Pensando nessa necessidade imediata de professores formados para se trabalhar com alunos com NEE, o presente trabalho teve por objetivo investigar a opinião dos estudantes de Pedagogia da UFV sobre a inclusão dos alunos com NEE no ensino regular, verificando a opinião desses futuros profissionais sobre a eficácia do processo de formação a eles submetidos e em quais quesitos deve-se melhorar. Assim, se fez necessário compreender de que forma o curso de Pedagogia dessa universidade fornece aos alunos as informações quanto ao tema, analisar como os estágios e demais atividades de extensão e ensino propiciam a relação dos estagiários com as diferentes NEE. A fim de alcançar os objetivos traçados, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, focando na análise de dois métodos previamente escolhidos: a revisão bibliográfica sobre os principais trabalhos publicados sobre a inclusão de alunos com NEE; e a aplicação de questionários. Ao analisar os resultados percebeu-se que a maioria dos entrevistados considera que alunos com NEE deveriam estudar em escolas regulares, mesmo acreditando que a presença desse aluno prejudica a fluidez da aula. A maioria dos entrevistados desconhece qualquer oportunidade oferecida pela UFV em trabalhar com pessoas com NEE, quando conhecido, apenas citaram projetos de extensão e em seguida disciplinas que contemplam o tema. Quando questionados quais as condições que julgavam mais relevantes para proporcionar uma educação inclusiva, a grande maioria respondeu que a formação dos profissionais é o ponto primordial para que ocorra esse processo de forma satisfatória. A segunda resposta mais cotada foi a necessidade conhecer materiais específicos para cada NEE. Quando questionados se a formação oferecida pelo curso de Pedagogia da UFV contribui para a formação dos alunos para uma Educação Inclusiva, a grande maioria respondeu que não. Podemos concluir que a UFV ainda caminha em passos lentos quanto a formação dos futuros pedagogos para a Educação Inclusiva, mas cabe também aos estudantes reconhecer que a diversidade em sala de aula é real e cabe a estes buscarem uma formação mais completa e voltada para a realidade das escolas.
Palavras-chave Educação, Inclusão, Formação inicial
Forma de apresentação..... Oral
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