Resumo |
Atualmente, a questão relativa ao desenvolvimento de propostas pedagógicas que favoreçam o processo de aprendizagem de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) tem sido alvo de pesquisa na UFV. A presença de professores e alunos que necessitam e gozam dessa política de inclusão vem aumentando consideravelmente na instituição e o despreparo para lidar com essas pessoas é notário. Pensando nessa necessidade imediata de professores formados para se trabalhar com alunos com NEE, o presente trabalho teve por objetivo investigar a opinião dos estudantes de Pedagogia da UFV sobre a inclusão dos alunos com NEE no ensino regular, verificando a opinião desses futuros profissionais sobre a eficácia do processo de formação a eles submetidos e em quais quesitos deve-se melhorar. Assim, se fez necessário compreender de que forma o curso de Pedagogia dessa universidade fornece aos alunos as informações quanto ao tema, analisar como os estágios e demais atividades de extensão e ensino propiciam a relação dos estagiários com as diferentes NEE. A fim de alcançar os objetivos traçados, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, focando na análise de dois métodos previamente escolhidos: a revisão bibliográfica sobre os principais trabalhos publicados sobre a inclusão de alunos com NEE; e a aplicação de questionários. Ao analisar os resultados percebeu-se que a maioria dos entrevistados considera que alunos com NEE deveriam estudar em escolas regulares, mesmo acreditando que a presença desse aluno prejudica a fluidez da aula. A maioria dos entrevistados desconhece qualquer oportunidade oferecida pela UFV em trabalhar com pessoas com NEE, quando conhecido, apenas citaram projetos de extensão e em seguida disciplinas que contemplam o tema. Quando questionados quais as condições que julgavam mais relevantes para proporcionar uma educação inclusiva, a grande maioria respondeu que a formação dos profissionais é o ponto primordial para que ocorra esse processo de forma satisfatória. A segunda resposta mais cotada foi a necessidade conhecer materiais específicos para cada NEE. Quando questionados se a formação oferecida pelo curso de Pedagogia da UFV contribui para a formação dos alunos para uma Educação Inclusiva, a grande maioria respondeu que não. Podemos concluir que a UFV ainda caminha em passos lentos quanto a formação dos futuros pedagogos para a Educação Inclusiva, mas cabe também aos estudantes reconhecer que a diversidade em sala de aula é real e cabe a estes buscarem uma formação mais completa e voltada para a realidade das escolas. |