Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2431

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Franciely Inês dos Santos
Orientador Ilmar Resende de Oliveira
Outros membros Diego Vieira Trindade, Everton Antonio da Silva, Marcilene do Carmo Freitas
Título Acrescentando materiais concretos e incentivando o uso da Ludoteca
Resumo A falta de interesse dos alunos pela matemática é uma reclamação constante entre os professores. Para eles, as aulas de matemática não passam de meras transmissões de fórmulas, definições, conceitos e resultados que não têm o menor significado. O foco do processo de aprendizagem é o aluno e para que esta aprendizagem aconteça é preciso despertar o seu interesse. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Por isso, devemos procurar alternativas para motivar os alunos a desenvolver a atenção, a concentração, o senso cooperativo e criativo, estimulando sua interação com seus colegas. Os materiais concretos são recursos eficazes para a construção do conhecimento matemático, pois o lúdico é considerado como um recurso pedagógico de grande importância para o desenvolvimento do aluno, o objetivo é de trabalhar conteúdos curriculares despertando o interesse do aluno e oportunizando as condições para ampliar o processo de ensino aprendizagem. A ludicidade pode ocorrer em qualquer contexto educacional, mas existe também um lugar específico para a prática lúdica que é a ludoteca, um espaço preparado para estimular a criança a brincar dentro de uma ambiente lúdico, criado com o objetivo de proporcionar condições favoráveis de aprendizagem; e lugar ao qual este trabalho está sendo desenvolvido. O Trabalho “Acrescentando materiais concretos e Incentivando o uso da ludoteca” nasceu da necessidade de elaborar e desenvolver materiais lúdico-pedagógicos com ênfase na educação matemática, para serem utilizados pelos alunos do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Educação Dr.Januário de Andrade Fontes. A Ludoteca do centro de educação está sendo revigorada pelos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa. O trabalho consiste em primeiramente organizar os materiais já existentes na ludoteca que são pouco usados pelos alunos e acrescentar novos jogos e materiais lúdicos apropriados de acordo com cada série, cada colaborador está confeccionando vários materiais de acordo com as turmas que eles acompanham, após esta etapa cada colaborador leva seus alunos uma vez ao mês juntamente com o professor até a ludoteca para conhecer e utilizar os materiais em uma aula recreativa e interativa. Está sendo trabalhado também o uso da ludoteca nos atendimentos dos colaboradores, a fim de tornar este espaço mais íntimo dos alunos. O intuito principal deste trabalho é mostrar aos alunos o quanto a matemática e a sua aprendizagem podem ser divertida!
Palavras-chave Materiais lúdicos, ludoteca, aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.