ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor |
Departamento de Matemática |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Franciely Inês dos Santos |
Orientador |
Ilmar Resende de Oliveira |
Outros membros |
Diego Vieira Trindade, Everton Antonio da Silva, Marcilene do Carmo Freitas |
Título |
Acrescentando materiais concretos e incentivando o uso da Ludoteca |
Resumo |
A falta de interesse dos alunos pela matemática é uma reclamação constante entre os professores. Para eles, as aulas de matemática não passam de meras transmissões de fórmulas, definições, conceitos e resultados que não têm o menor significado. O foco do processo de aprendizagem é o aluno e para que esta aprendizagem aconteça é preciso despertar o seu interesse. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Por isso, devemos procurar alternativas para motivar os alunos a desenvolver a atenção, a concentração, o senso cooperativo e criativo, estimulando sua interação com seus colegas. Os materiais concretos são recursos eficazes para a construção do conhecimento matemático, pois o lúdico é considerado como um recurso pedagógico de grande importância para o desenvolvimento do aluno, o objetivo é de trabalhar conteúdos curriculares despertando o interesse do aluno e oportunizando as condições para ampliar o processo de ensino aprendizagem. A ludicidade pode ocorrer em qualquer contexto educacional, mas existe também um lugar específico para a prática lúdica que é a ludoteca, um espaço preparado para estimular a criança a brincar dentro de uma ambiente lúdico, criado com o objetivo de proporcionar condições favoráveis de aprendizagem; e lugar ao qual este trabalho está sendo desenvolvido. O Trabalho “Acrescentando materiais concretos e Incentivando o uso da ludoteca” nasceu da necessidade de elaborar e desenvolver materiais lúdico-pedagógicos com ênfase na educação matemática, para serem utilizados pelos alunos do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Educação Dr.Januário de Andrade Fontes. A Ludoteca do centro de educação está sendo revigorada pelos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa. O trabalho consiste em primeiramente organizar os materiais já existentes na ludoteca que são pouco usados pelos alunos e acrescentar novos jogos e materiais lúdicos apropriados de acordo com cada série, cada colaborador está confeccionando vários materiais de acordo com as turmas que eles acompanham, após esta etapa cada colaborador leva seus alunos uma vez ao mês juntamente com o professor até a ludoteca para conhecer e utilizar os materiais em uma aula recreativa e interativa. Está sendo trabalhado também o uso da ludoteca nos atendimentos dos colaboradores, a fim de tornar este espaço mais íntimo dos alunos. O intuito principal deste trabalho é mostrar aos alunos o quanto a matemática e a sua aprendizagem podem ser divertida! |
Palavras-chave |
Materiais lúdicos, ludoteca, aprendizagem |
Forma de apresentação..... |
Painel |