Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2430

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa Jovens Talentos/CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Adriene Borges do Amaral
Orientador NALBIA DE ARAUJO SANTOS
Título Características do coordenador de curso e o desempenho dos estudantes de ciências contábeis no enade de 2009
Resumo A hipótese de que as habilidades, crenças e conhecimentos da principal liderança escolar, em especial na função de diretor, faz a diferença sobre desempenho dos discentes, ou seja, está associada à melhoria do desempenho dos estudantes foi objeto de estudo de pesquisadores das áreas da economia (EBERTS & STONE, 1988, BRANCH, HANUSHEK, & RIVKIN, 2012) e da educação (WAISELFISZ, 2000c; TAVARES, 2012). Em geral, o principal interesse desses estudos é investigar a importância, efeito ou impacto de determinadas características dos líderes escolares sobre os resultados dos estudantes, para encontrar possíveis políticas públicas efetivas que possam ser implantadas em larga escala. Entretanto, as evidências empíricas alcançadas por meio dessas pesquisas se limitaram aos contextos do ensino fundamental e médio. Com o foco no contexto da Educação Superior, este estudo objetiva verificar se existe relação entre características dos coordenadores de cursos, considerando a principal liderança acadêmica dos cursos graduação, representada pelo coordenador, e o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de Ciências Contábeis brasileiros, que participaram do Enade 2009. Ademais, pretende analisar o efeito da relação entre o desempenho dos estudantes de cursos de Ciências Contábeis, que participaram do Enade 2009, com as características dos coordenadores, controlados por particularidades individuais e familiares do grupo de estudantes vinculados aos cursos, condições socioeconômicas e características dos professores, que podem, também, ser responsáveis pelas diferenças em desempenho educacional entre tais cursos. Para fundamentar o estudo empírico os fundamentos teóricos da função de produção educacional foram utilizados. Para estimação do modelo foi realizada uma análise de regressão linear múltipla robusta. Estimaram-se um modelo geral, para instituições públicas e de instituições privadas considerando como variáveis dependentes a média da nota geral, dos componentes de formação geral e conhecimento específico alcançada pelos estudantes concluintes dos cursos de Ciências Contábeis. O principal resultado foi que existe relação positivamente significante entre a variável coordenador com título de mestre ou doutor e o desempenho médio dos estudantes concluintes em Ciências Contábeis participantes do Enade 2009, alcançado em todos os modelos estimados. Resultado igual foi obtido para as instituições que ofertam atividades de Iniciação Científica aos seus estudantes e seu efeito é maior nas instituições públicas, não sendo significativo para as instituições particulares.
Palavras-chave Coordenador de curso, Enade, desempenho do estudante.
Forma de apresentação..... Painel
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