Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2424

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Paula Andrade Peixoto
Orientador EVANDRO CAMARGOS TEIXEIRA
Outros membros Arthur José Quintão Silva, Eduardo Maia Nascimento, Felipe Miranda de Souza Almeida, JOANNA GEORGIOS ALEXOPOULOS, Mariel Gouvêa Gruppi, Moisés Ferreira Pinto da Silva, Sara de Sousa Souto
Título Projeto APLIC - Aprender, Planejar, Investir e Conquistar
Resumo A Educação Financeira não é apenas aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais que isso, pois ela proporciona uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, além de fornecer uma garantia para eventuais imprevistos. A partir de tal aspecto, percebe-se a importância da implantação de um projeto de educação financeira. Assim, foram traçados objetivos específicos para atender a demanda do público definido. Nesse sentido, o objetivo geral do projeto é ministrar aulas sobre Educação Financeira para alunos da rede municipal de ensino em Viçosa. A partir de tal objetivo, foram elaborados materiais didáticos no intuito de auxiliar e acompanhar a implementação projeto no dia-a-dia dos alunos e de suas famílias. Além disso, foram realizadas reuniões de planejamento, com a equipe do projeto, para elaboração de material didático e preparação das aulas. Foram ministradas oito aulas no período de 22/04/2013 à 10/06/2013. Durante esse período, houve acompanhamento das ações pautadas no conteúdo das aulas ministradas semanalmente. Na última semana de aula foi aplicado um questionário com o objetivo de obter uma avaliação do projeto por parte dos alunos. Após a realização das aulas, a bolsista, o professor coordenador e os voluntários se reuniram para a avaliação do projeto até o presente momento e para o planejamento das futuras aulas. Na comunidade atendida, verificou-se que com o passar das aulas, o interesse com relação ao tema aumentou. Além disso, muitos alunos relataram uma mudança no que tange o relacionamento com as finanças. Nesse sentido, muitos alunos afirmaram que, a partir do conhecimento adquirido através das aulas, os mesmos passaram a ficar mais atentos quanto à gestão do orçamento familiar, quanto aos seus direitos enquanto consumidores e cidadãos. Percebe-se que a comunidade envolvida se mostrou satisfeita com o projeto. Observou-se também que o público atendido apresentou uma carência de conhecimentos básicos na área de educação financeira, ao passo que no decorrer das aulas, os alunos passaram a se interessar mais e levaram questionamentos de seus cotidianos para a sala de aula. Isso fez com que fosse percebido um grande interesse por informações sobre o tema abordado por parte dos alunos e que a implementação do projeto foi bastante relevante para a comunidade.
Palavras-chave educação financeira, economia, finanças
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.