| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Economia e desenvolvimento |
| Setor | Departamento de Economia Rural |
| Bolsa | PIBEX |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Paula Andrade Peixoto |
| Orientador | EVANDRO CAMARGOS TEIXEIRA |
| Outros membros | Arthur José Quintão Silva, Eduardo Maia Nascimento, Felipe Miranda de Souza Almeida, JOANNA GEORGIOS ALEXOPOULOS, Mariel Gouvêa Gruppi, Moisés Ferreira Pinto da Silva, Sara de Sousa Souto |
| Título | Projeto APLIC - Aprender, Planejar, Investir e Conquistar |
| Resumo | A Educação Financeira não é apenas aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais que isso, pois ela proporciona uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, além de fornecer uma garantia para eventuais imprevistos. A partir de tal aspecto, percebe-se a importância da implantação de um projeto de educação financeira. Assim, foram traçados objetivos específicos para atender a demanda do público definido. Nesse sentido, o objetivo geral do projeto é ministrar aulas sobre Educação Financeira para alunos da rede municipal de ensino em Viçosa. A partir de tal objetivo, foram elaborados materiais didáticos no intuito de auxiliar e acompanhar a implementação projeto no dia-a-dia dos alunos e de suas famílias. Além disso, foram realizadas reuniões de planejamento, com a equipe do projeto, para elaboração de material didático e preparação das aulas. Foram ministradas oito aulas no período de 22/04/2013 à 10/06/2013. Durante esse período, houve acompanhamento das ações pautadas no conteúdo das aulas ministradas semanalmente. Na última semana de aula foi aplicado um questionário com o objetivo de obter uma avaliação do projeto por parte dos alunos. Após a realização das aulas, a bolsista, o professor coordenador e os voluntários se reuniram para a avaliação do projeto até o presente momento e para o planejamento das futuras aulas. Na comunidade atendida, verificou-se que com o passar das aulas, o interesse com relação ao tema aumentou. Além disso, muitos alunos relataram uma mudança no que tange o relacionamento com as finanças. Nesse sentido, muitos alunos afirmaram que, a partir do conhecimento adquirido através das aulas, os mesmos passaram a ficar mais atentos quanto à gestão do orçamento familiar, quanto aos seus direitos enquanto consumidores e cidadãos. Percebe-se que a comunidade envolvida se mostrou satisfeita com o projeto. Observou-se também que o público atendido apresentou uma carência de conhecimentos básicos na área de educação financeira, ao passo que no decorrer das aulas, os alunos passaram a se interessar mais e levaram questionamentos de seus cotidianos para a sala de aula. Isso fez com que fosse percebido um grande interesse por informações sobre o tema abordado por parte dos alunos e que a implementação do projeto foi bastante relevante para a comunidade. |
| Palavras-chave | educação financeira, economia, finanças |
| Forma de apresentação..... | Oral |