ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Pós-graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Teoria e Tecnologia da informação |
Setor |
Departamento de Arquitetura e Urbanismo |
Bolsa |
CAPES |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Zoleni Lamim Braz |
Orientador |
TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO |
Título |
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Arquitetura |
Resumo |
Introdução. A década 70 é marcada por um avanço tecnológico intenso sendo denominada Terceira Revolução Industrial. Vários autores caracterizam a sociedade contemporânea como uma sociedade informacional, em rede, marcada por constantes avanços tecnológicos focados nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse contexto, a economia é baseada na capacidade de produzir, processar e aplicar a informação de maneira eficiente com base em conhecimentos. Essas tecnologias inseridas nos ambientes de ensino tornam os espaços mais complexos e levantam novas discussões sobre o processo de ensino aprendizagem e sobre o espaço físico. Nos cursos de Arquitetura e Urbanismo essa inserção tecnológica é perceptível onde existe uma gama de equipamentos e novas mídias para a produção da arquitetura e do urbanismo. Essa pesquisa busca verificar como as tecnologias tem impactado o processo de projetação e o espaço da sala de aula. O Objetivo geral é investigar se as novas tecnologias usadas no ensino de arquitetura demandam novos espaços e se os novos espaços geram novas pedagogias de ensino. A pesquisa possui caráter exploratório e abordagem quantitativa e qualitativa. A Metodologia utiliza métodos da psicologia ambiental, mapa comportamental e questionários para investigar o ambiente de ensino de disciplinas de projeto arquitetônico em duas instituições federais de ensino. A coleta de dados foi por meio de documentos e observação direta em salas de aula, produzindo os mapas comportamentais. Questionários foram aplicados aos professores e alunos das disciplinas observadas. Resultados preliminares mostram que as salas de aula de projeto das instituições possuem a sua configuração espacial semelhantes e sem muitos aparatos tecnológicos inseridos. Observou-se que tecnologias tradicionais (instrumentos como grafite, borracha, papel e réguas) e nTICs (principalmente o computador laptop) fazem parte do processo de ensino aprendizagem. Considerações Finais. Observou-se que o espaço das salas de aula e o processo ensino-aprendizagem são híbridos, ou seja, há tecnologias tradicionais e novas. |
Palavras-chave |
Ensino de Arquitetura, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação. |
Forma de apresentação..... |
Oral |