Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2417

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Zoleni Lamim Braz
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Título Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Arquitetura
Resumo Introdução. A década 70 é marcada por um avanço tecnológico intenso sendo denominada Terceira Revolução Industrial. Vários autores caracterizam a sociedade contemporânea como uma sociedade informacional, em rede, marcada por constantes avanços tecnológicos focados nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nesse contexto, a economia é baseada na capacidade de produzir, processar e aplicar a informação de maneira eficiente com base em conhecimentos. Essas tecnologias inseridas nos ambientes de ensino tornam os espaços mais complexos e levantam novas discussões sobre o processo de ensino aprendizagem e sobre o espaço físico. Nos cursos de Arquitetura e Urbanismo essa inserção tecnológica é perceptível onde existe uma gama de equipamentos e novas mídias para a produção da arquitetura e do urbanismo. Essa pesquisa busca verificar como as tecnologias tem impactado o processo de projetação e o espaço da sala de aula. O Objetivo geral é investigar se as novas tecnologias usadas no ensino de arquitetura demandam novos espaços e se os novos espaços geram novas pedagogias de ensino. A pesquisa possui caráter exploratório e abordagem quantitativa e qualitativa. A Metodologia utiliza métodos da psicologia ambiental, mapa comportamental e questionários para investigar o ambiente de ensino de disciplinas de projeto arquitetônico em duas instituições federais de ensino. A coleta de dados foi por meio de documentos e observação direta em salas de aula, produzindo os mapas comportamentais. Questionários foram aplicados aos professores e alunos das disciplinas observadas. Resultados preliminares mostram que as salas de aula de projeto das instituições possuem a sua configuração espacial semelhantes e sem muitos aparatos tecnológicos inseridos. Observou-se que tecnologias tradicionais (instrumentos como grafite, borracha, papel e réguas) e nTICs (principalmente o computador laptop) fazem parte do processo de ensino aprendizagem. Considerações Finais. Observou-se que o espaço das salas de aula e o processo ensino-aprendizagem são híbridos, ou seja, há tecnologias tradicionais e novas.
Palavras-chave Ensino de Arquitetura, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação.
Forma de apresentação..... Oral
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