Resumo |
Visando aumentar o interesse dos estudantes do ensino médio pelo curso de Engenharia Mecânica e correlatos, a equipe UFVbaja juntamente com o Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), propõe com o presente trabalho o desenvolvimento de um projeto que visa melhorar os conhecimentos, motivar e incentivar o ingresso nos cursos de Engenharia por meio da realização de competições acadêmicas. A proposta consiste na apresentação do projeto UFVbaja nas escolas do município de Viçosa-MG, enfatizando as vantagens das competições para melhoria dos conhecimentos voltados a Engenharia, a oportunidade de trabalho em equipe e do desenvolvimento de ideias criativas para a solução de problemas. Na etapa subsequente será realizada uma competição, entre equipes das escolas participantes do projeto, na qual consistirá do projeto e construção de um veículo para recreação, no caso um carrinho de rolimã.Os competidores deverão enviar um relatório, onde mostraram o projeto para a comissão organizadora alguns dias antes da competição. Este relatório deverá conter o desenho do carrinho de rolimã e uma explicação sobre cada item do veiculo (freio, rolamentos e “chassi”). A ideia mais inovadora ganhará um prêmio. Isso será importante para estimular a criatividade dos estudantes. O regulamento da competição será bem rigoroso em relação à segurança. O piloto deverá usar capacete, joelheira, cotoveleira, luva, blusa e calças grossas. A pista também contará com algum tipo proteção no acostamento (pneu ou feno). Cada equipe terá o mesmo recurso para o projeto e construção do veículo a fim de destacar a criatividade e a destreza de cada uma delas, em todas as etapas do desenvolvimento. Nesse momento os estudantes terão contato com aspectos vivenciados por um engenheiro, como realização de desenhos, exploração de elementos de máquinas, manufatura; além disso, a prática do trabalho em equipe. Espera-se como resultados, que os estudantes do ensino médio despertem o interesse pelos cursos de engenharia, que descubram habilidades individuais, que iniciem a convivência com termos técnicos e com a academia de uma forma geral. É notória a importância de se difundir projetos extraclasses que envolvam atividades lúdicas e motivadoras. Tais realizações podem contribuir de forma significativa para definir a profissão a seguir, pode facilitar o processo de aprendizagem de disciplinas correlatas além de contribuir minimizar a evasão escolar. |