ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Saúde publica e ambiente |
Setor | Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Elton Dias Lopes Barud |
Orientador | ANTONIO REIS DE SA JUNIOR |
Outros membros | Emerson de Paula Santos, Filipe Antunes de Lêu, MARINA SILVA DE LUCCA |
Título | Medicina Preventiva e Inclusão Social: Precaução contra acidentes e violência na infância e adolescência |
Resumo | Título: Medicina Preventiva e Inclusão Social: Precaução contra acidentes e violência na infância e adolescência Autores:Elton Dias Lopes Barud, Antônio Reis de Sá Júnior, Emerson de Paula Santos, Filipe Antunes de Lêu, Marina Silva de Lucca. O projeto “Medicina Preventiva E Inclusão Social: Precaução contra acidentes e violência na infância e adolescência” atua no âmbito da atenção primária e age através da capacitação para identificar e suspeitar dos casos de violência infanto-juvenil, bem como a partir da elaboração de materiais educativos para a prevenção de acidentes domésticos e urbanos. Pode-se atuar precocemente e prevenir o surgimento de situações mais graves que causam sérias repercussões. Dessa maneira, almeja-se diminuir a morbimortalidade decorrentes desses agravos, melhorando por meio dessas ações a qualidade de vida da comunidade. A implantação da segurança na infância e adolescência consiste na prevenção de injúrias sofridas nessa faixa etária, sejam acidentais ou dolosas. A violência e os acidentes infanto-juvenis correspondem a grande número de óbitos relacionados a esse grupo populacional no Brasil, se tornando um grave problema de saúde pública e causando repercussões psicossociais significativas. Dessa forma é importante o envolvimento junto à comunidade e com os profissionais da área da saúde, através de ações que visam reduzir esses números e auxiliem os médicos nas intervenções e condutas frente a essa situação. Em um primeiro momento o trabalho foi focado principalmente nas formas de violência relacionadas à prática de bullying nessa faixa etária. O trabalho consiste na exposição dialogada do tema de forma interativa e dinâmica junto aos professores da rede pública do ensino fundamental, comparando os conhecimentos prévios dos profissionais com o que foi adquirido ao terminar as intervenções, através de questionários avaliativos aplicados aos profissionais envolvidos. Foi formada a equipe extensionista, levantamento bibliográfico e aprofundamento teórico em relação à violência infanto-juvenil. Foram realizadas reuniões semanais entre os integrantes do projeto, definição da metodologia, discussão profunda do tema e montagem do material, baseado nas mais atualizadas referências bibliográficas nacionais e internacionais, de forma que todos os integrantes do grupo possam estar aptos a transmitir com propriedade os conhecimentos adquiridos à comunidade. Além disso, foi elaborado o material educativo e apresentação do tema bullying a estudantes e docentes convidados do Departamento de Medicina e Enfermagem por meio de apresentações em Power Point e cartazes educativos. No retorno do recesso escolar podem ser avaliados os impactos que a intervenção gerou junto ao público alvo. |
Palavras-chave | prevenção, violência, bullying |
Forma de apresentação..... | Painel |