Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2400

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Elton Dias Lopes Barud
Orientador ANTONIO REIS DE SA JUNIOR
Outros membros Emerson de Paula Santos, Filipe Antunes de Lêu, MARINA SILVA DE LUCCA
Título Medicina Preventiva e Inclusão Social: Precaução contra acidentes e violência na infância e adolescência
Resumo Título: Medicina Preventiva e Inclusão Social: Precaução contra acidentes e violência na infância e adolescência

Autores:Elton Dias Lopes Barud, Antônio Reis de Sá Júnior, Emerson de Paula Santos, Filipe Antunes de Lêu, Marina Silva de Lucca.

O projeto “Medicina Preventiva E Inclusão Social: Precaução contra acidentes e violência na infância e adolescência” atua no âmbito da atenção primária e age através da capacitação para identificar e suspeitar dos casos de violência infanto-juvenil, bem como a partir da elaboração de materiais educativos para a prevenção de acidentes domésticos e urbanos. Pode-se atuar precocemente e prevenir o surgimento de situações mais graves que causam sérias repercussões. Dessa maneira, almeja-se diminuir a morbimortalidade decorrentes desses agravos, melhorando por meio dessas ações a qualidade de vida da comunidade. A implantação da segurança na infância e adolescência consiste na prevenção de injúrias sofridas nessa faixa etária, sejam acidentais ou dolosas. A violência e os acidentes infanto-juvenis correspondem a grande número de óbitos relacionados a esse grupo populacional no Brasil, se tornando um grave problema de saúde pública e causando repercussões psicossociais significativas. Dessa forma é importante o envolvimento junto à comunidade e com os profissionais da área da saúde, através de ações que visam reduzir esses números e auxiliem os médicos nas intervenções e condutas frente a essa situação. Em um primeiro momento o trabalho foi focado principalmente nas formas de violência relacionadas à prática de bullying nessa faixa etária. O trabalho consiste na exposição dialogada do tema de forma interativa e dinâmica junto aos professores da rede pública do ensino fundamental, comparando os conhecimentos prévios dos profissionais com o que foi adquirido ao terminar as intervenções, através de questionários avaliativos aplicados aos profissionais envolvidos. Foi formada a equipe extensionista, levantamento bibliográfico e aprofundamento teórico em relação à violência infanto-juvenil. Foram realizadas reuniões semanais entre os integrantes do projeto, definição da metodologia, discussão profunda do tema e montagem do material, baseado nas mais atualizadas referências bibliográficas nacionais e internacionais, de forma que todos os integrantes do grupo possam estar aptos a transmitir com propriedade os conhecimentos adquiridos à comunidade. Além disso, foi elaborado o material educativo e apresentação do tema bullying a estudantes e docentes convidados do Departamento de Medicina e Enfermagem por meio de apresentações em Power Point e cartazes educativos. No retorno do recesso escolar podem ser avaliados os impactos que a intervenção gerou junto ao público alvo.
Palavras-chave prevenção, violência, bullying
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.