Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2399

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Denise Costa Rosa
Orientador WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA
Título Práticas educativas familiares: as avós e a escolarização dos netos
Resumo Estudos têm indicado que atualmente as avós têm desempenhado papéis junto à família extensa relacionados à escolarização dos seus netos. No caso das avós que residem com os netos - lares multigeracionais -, observa-se que elas estão presentes na vida cotidiana desses, ocupando-se dos cuidados e mantendo uma relação próxima com as escolas frequentadas por eles. O objetivo da pesquisa que deu originou a esse trabalho foi compreender e interpretar as práticas empreendidas pelas avós de camadas populares que residem em lares multigeracionais na Comunidade Carlos Dias, Viçosa (MG) em favor do processo de escolarização dos seus netos. A geração dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Para análise desses dados, foi feita inicialmente uma leitura flutuante, a partir da qual se classificou o material discursivo transcrito em temas, os quais se constituíram em elementos de análise. Foram entrevistas duas avós que integram lares multigeracionais. As avós, sujeitos da pesquisa, ajudam na educação escolar dos netos e consideram importante transmitir conhecimentos e valores aos mesmos; valorizam a afetividade e o carinho dado aos netos, mas, não ultrapassam a autoridade dos pais, pois acreditam que eles são os principais responsáveis pela educação da prole, portanto, essas avós se dizem colaboradoras da educação escolar de seus netos. Elas estão sempre atentas com os acontecimentos que envolvem essas crianças. São elas que cuidam deles em casa e são as principais mediadoras entre a escola e os pais. Elas ajudam seus netos a se arrumar para ir à escola e, quando os eles são pequenos, os levam até à escola. São elas também que fazem os principais trabalhos domésticos em prol de toda família. Essas avós também participam das festas realizadas na escola e dizem apreciar a atuação dos mesmos nestas festividades. Observou-se ainda que as avós se preocupam com o tempo livre dos netos. Certamente essa preocupação é um dos elementos que explica o fato de que os netos dessas avós investigadas fazem várias atividades extracurriculares. As avós investigadas reconhecem o valor da escola e consideram boas as escolas frequentadas por seus netos e destacaram a importância dos estudos para ter uma profissão. O apoio dessas avós às suas filhas, no que se refere à escolarização e cuidados com os netos, parece crucial para que essas últimas possam empreender as práticas que consideram importantes para a escolarização dos seus filhos.
Palavras-chave Práticas educativas familiares, Famílias multigeracionais, Avós e escolarização de netos
Forma de apresentação..... Oral
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